Educação

Escola Afro-brasileira Maria Felipa abre inscrições para 'Decolônia de Férias'

Programação reúne atividades culturais afro-indígenas, oficinas e vivências entre os dias 6 e 10 de janeiro de 2025

Por Da Redação

Escola Afro-brasileira Maria Felipa abre inscrições para 'Decolônia de Férias'Atividades de férias acontecem na primeira semana de janeiro na Maria Felipa | Foto: divulgação

Chegou o período de férias escolares e, com ele, a oportunidade para a criançada se divertir, aprender e explorar novas culturas. A Escola Afro-brasileira Maria Felipa, localizada em Salvador, está com as inscrições abertas para o programa “Decolônia de Férias”, que acontece de 6 a 10 de janeiro de 2025, das 9h às 15h30.  


Com uma programação rica em atividades culturais, brincadeiras afro-indígenas e oficinas variadas, a Decolônia promove um espaço de lazer e aprendizado para crianças de todas as idades, tanto estudantes da escola quanto aquelas de fora da instituição. As atividades acontecerão na sede da escola, situada na Rua Comendador José Alves Ferreira, nº 60, no bairro do Garcia.  


O valor da diária é de R$ 150, com direito a participação em todas as atividades do dia e almoço. As inscrições podem ser feitas diretamente pelo Instagram oficial da escola (@escolamariafelipa).  


Programação cultural e educativa


No primeiro dia (6 de janeiro), a manhã inicia com o “Teatro com histórias afro-encantadoras”, apresentando a obra “Lua e a Magia dos Ventos”. À tarde, as crianças participam da vivência “Histórias e oficinas de bonecas Abayomi”, uma tradição de bonecas artesanais ligadas à ancestralidade africana.  


No dia 7 de janeiro, a programação segue com a “Ciranda do Brincar”, com brincadeiras africanas e indígenas pela manhã. À tarde, acontece a oficina “Histórias afro-encantadoras com a mitologia de Iemanjá”, com direito a banho de mangueira e piscina.  


A quarta-feira (8 de janeiro) será marcada pela Oficina de Dança Afro-brasileira, ministrada pela professora Val Ribeiro, proporcionando uma vivência lúdica e cultural por meio dos movimentos ancestrais.  


Maria Felipa: original de Salvador, primeira escola afro-brasileira abre unidade no Rio de Janeiro


Na quinta-feira (9 de janeiro), pela manhã, as crianças participarão da oficina “Circularidade Ancestral: Oxumaré - Movimento e Transformação”, uma viagem histórica e cultural ao antigo Reino de Daomé. À tarde, haverá uma Oficina de Reciclagem Artística, focada na criação do Império Ashanti e no reinado de Yaa Asantewaa, uma homenagem à resistência africana.  


O último dia da Decolônia, 10 de janeiro, terá pela manhã a Oficina de Rimas e Improvisos, com o professor Gabriel Bispo, e encerra à tarde com uma Vivência de Capoeira, conduzida pelo professor Negrete. A prática abordará a história de Mestre Pastinha, ícone da Capoeira Angola, e de Mestre Moa do Katendê, mestre de capoeira homenageado pela lei que inclui a capoeira no currículo escolar da Bahia, prática já adotada pela escola desde sua fundação, em 2019.  


Educação antirracista e decolonial  


Além da Decolônia de Férias, a Escola Afro-brasileira Maria Felipa está com as matrículas abertas para o ano letivo de 2025. Sob a idealização da educadora Bárbara Carine, vencedora do Prêmio Jabuti pelo livro “Como ser um educador antirracista”, a instituição desenvolve uma política pedagógica afrocentrada, antirracista e afroafetiva, valorizando as culturas africanas e indígenas no currículo escolar.  


A escola segue as leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que tornam obrigatório o ensino das histórias e culturas afro-brasileiras e indígenas, além de proporcionar um ensino **trilíngue** (português, inglês e libras) com metodologias que combatem o eurocentrismo e valorizam os saberes ancestrais.  


Decolônia de Férias da Escola Afro-brasileira Maria Felipa


Quando: 6 a 10 de janeiro de 2025, das 9h às 15h30  

Onde: Rua Comendador José Alves Ferreira, nº 60, Garcia, Salvador  

Investimento: R$ 150 por diária (atividades e almoço inclusos)  

Inscrições: Instagram oficial [@escolamariafelipa]  


Programação completa


6 de janeiro (segunda-feira)

- Teatro com histórias afro-encantadoras: *“Lua e a Magia dos Ventos”*  

- Vivência: Bonecas Abayomi com contação de histórias  


7 de janeiro (terça-feira)

- Ciranda do brincar com brincadeiras africanas e indígenas  

- Oficina: Mitologia de Iemanjá + banho de mangueira e piscina  


8 de janeiro (quarta-feira)

- Oficina de Dança Afro-brasileira (Prof. Val Ribeiro)  


9 de janeiro (quinta-feira)

- Oficina de Circularidade Ancestral: Oxumaré – Movimento e transformação  

- Oficina de Reciclagem: Império Ashanti e o reinado de Yaa Asantewaa  


10 de janeiro (sexta-feira)

- Oficina de Rimas e Improvisos (Prof. Gabriel Bispo)  

- Vivência de Capoeira (Prof. Negrete)  


Dia da Mulher Negra: ‘Precisamos pensar na educação antirracista de meninas negras”, diz educadora Bárbara Carine


Fuzuê, Furdunço, Pipoco e mais: confira as datas do pré-Carnaval de Salvador em 2025


Siga a gente no InstaFacebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.