Fuvest 2026: mais de 111 mil pessoas fazem vestibular no domingo (23)

Primeira fase da Fuvest, vestibular da Universidade de São Paulo (USP) tem 98.520 candidatos e 12.960 treineiros

Por Júlia Naomi.

A prova da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), principal forma de ingresso da Universidade de São Paulo (USP), tem início neste domingo (23), com a aplicação de sua primeira fase em 32 cidades do estado de São Paulo. Cada um dos participantes deve atentar-se aos horários e à lista de materiais permitidos para responder às questões com tranquilidade.

 Fuvest é o maior vestibular do Brasil e principal forma de acesso à Universidade de São Paulo (USP). Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Ao todo, 111.480 pessoas se inscreveram para a prova, entre  98.520 candidatos e 12.960 treineiros, estudantes que ainda não concluíram o ensino médio. 

A USP é a universidade brasileira melhor avaliada no Ranking Universitário Folha 2025. Já a Universidade Federal da Bahia (UFBA) ocupa a segunda melhor classificação no Nordeste.

Horários da Fuvest 2026

A abertura dos portões está programada para às 12h, com fechamento pontual às 13h. Candidatos que chegarem após este horário não poderão adentrar o local da avaliação.

A aplicação da prova têm início às 13h, com encerramento às 18h. A saída do local de provas, divulgado no dia 23 de outubro,  é permitida a partir das 16h.

  • Início das provas: 13h
  • Início da saída do local de provas: 16h
  • Encerramento das provas: 18h
  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h 

Para participar do exame, é obrigatório levar os seguintes itens:

  • Documento de identificação original: Pode ser apresentado em formato digital ou físico.
  • Caneta esferográfica: Deve ter a estrutura transparente e a tinta nas cores azul ou preta. 

Diferentemente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no vestibular da USP também é permitido levar lápis, grafite, apontador, borracha e régua transparente. Estes itens são opcionais, mas podem auxiliar o candidato a fazer a prova com mais conforto. 

É preciso autorização prévia da Fuvest para levar itens médicos.

Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Estrutura da Fuvest 2026

A Fuvest 2026 será realizada em duas etapas. A primeira fase (23 de novembro) apresenta 90 questões objetivas de múltipla escolha.

A segunda (14 e 15 de novembro), é reservada para participantes classificados e  abrange provas dissertativas de português e redação, além de 12 questões abertas de disciplinas específicas relacionadas ao curso escolhido pelo estudante.

 

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.