Unicamp antecipa lista de aprovados para a 2ª fase do vestibular 2026
Candidatos do vestibular da Unicamp podem consultar local de prova da segunda fase a partir do dia 24 de novembro
Por Júlia Naomi.
A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) divulgou a lista de candidatos aprovados para a segunda fase de seu vestibular 2026, nesta quinta-feira (13). A relação dos 13.045 convocados pode ser consultada no site da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest).

De acordo com a organização, as notas individuais da primeira fase, as notas de corte por curso e a relação candidato-vaga para a segunda fase serão disponibilizadas nesta sexta-feira (14).
A consulta ao local de prova da segunda fase estará disponível a partir de 24 de novembro, na página do Vestibular Unicamp 2026. As provas serão aplicadas nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro de 2025, das 9h às 14h (horário de Brasília), em 17 cidades do estado de São Paulo e nas capitais Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife e Salvador.
Já as provas de habilidades específicas para artes cênicas, artes visuais e dança serão aplicadas entre 3 e 5 de dezembro, exclusivamente em Campinas.
Calendário do vestibular da Unicamp
| Provas discursivas 2ª fase | 30/11/2025 e 1/12/2025 |
| Provas de Habilidades Específicas (exceto Música) | 3 a 5/12/2025 |
| Divulgação dos aprovados em 1ª chamada | 23/1/2026 |
| Matrícula virtual da 1ª chamada | 26 e 27/1/2026 |
Entre as 204 universidades brasileiras, a Unicamp é a segunda melhor avaliada no Ranking Universitário Folha (RUF) 2025, atrás apenas da Universidade de São Paulo (USP). Já a Universidade Federal da Bahia (UFBA) tem o segundo melhor desempenho do Nordeste.
Conheça as provas da segunda fase do vestibular da Unicamp
As provas da segunda fase do Vestibular da Unicamp são compostas por questões dissertativas, divididas em uma parte comum a todos os candidatos e outra específica, de acordo com a área do conhecimento escolhida.

Provas do primeiro dia (30 de novembro)
Todos os candidatos farão as seguintes avaliações:
- Prova de redação (o candidato deve escolher desenvolver uma das duas propostas apresentadas no exame);
- Prova de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, com 6 questões;
- Prova interdisciplinar com 2 questões de língua inglesa e 2 ciências da natureza.
Provas do segundo dia (1º de dezembro)
Avaliações comuns a todos os candidatos:
- Prova de matemática para todos os candidatos (seis questões para cursos da área de; exatas/tecnológicas e quatro para os demais);
- Prova interdisciplinar de ciências humanas para todos os candidatos, com duas questões.
Avaliações específicas para a área de conhecimento escolhida pelo estudante:
- Candidatos de ciências biológicas e saúde: 7 questões de biologia e 5 de química;
- Candidatos de ciências exatas e tecnológicas: 5 questões defísica e 5 de química;
- Candidatos de ciências humanas, artes e geografia: 5 questões de história, uma de filosofia e uma de sociologia.
Estudo mostra que ensino superior no Brasil pode dobrar salários
Brasileiros de 25 a 64 anos com ensino superior completo ganham, em média, 148% a mais do que aqueles que têm apenas o ensino médio, de acordo com o relatório Education at a Glance (EaG) 2025, publicado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) em 9 de setembro de 2025.
Esse percentual está bem acima da média da OCDE, que é de 54%. Apenas Colômbia e África do Sul superam o índice brasileiro, com 150% e 251% de disparidade, respectivamente.
Da totalidade de universidades baianas, cinco cumpriram os critérios necessários para serem incluídas no ranking acadêmico internacional Times Higher Education World University Rankings (THE 2026), que avalia a o desempenho de instituições de ensino superior focadas em pesquisa em todo o planeta. Na ocasião, a reportagem do Aratu On comparou os resultados do levantamento com o Ranking Universitário Folha 2024 (RUF 2024).
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).