Educação

Especialista explica benefícios do uso de celulares e IA para a educação

Recursos tecnológicos ajudam professores a motivar as novas gerações, apoiando estudantes no processo de aprendizagem e no próprio desenvolvimento profissional

Por Da Redação

Especialista explica benefícios do uso de celulares e IA para a educaçãoIlustrativa/Freepik

Com a efervescência do debate em torno do uso das novas tecnologias em sala de aula, no qual há localidades onde tramitam projetos de lei que visam restrições de celulares nas escolas, ou mesmo as crescentes as preocupações com o emprego de Inteligência Artificial (IA), como o ChatGPT, há quem defenda o uso responsável dessas ferramentas.


Especialista em Educação Especial e Inovação Tecnológica pela UFRRJ, o professor Jorge Júnior acredita que inserir recursos tecnológicos na sala de aula é uma forma de torná-la mais atrativa para as novas gerações. “Eles gostam de música e usar um aplicativo que faz música para resumir uma aula, por exemplo, é maravilhoso! Agora, com o ChatGPT, são eles que transformam o conteúdo em composições. É uma maneira divertida para fixar o conteúdo”, acrescenta.


O uso de tecnologias é uma alternativa para ramificar a aula, o que também pode ser feito com atividades como teatro e jogos, em escolas nas quais o uso de aparelhos eletrônicos não é permitido. Sobre a utilização de celulares nas atividades em sala, o professor destaca que o aparelho deve ser aplicado sempre com a orientação e a supervisão do docente, que também é responsável por estabelecer os limites de uso, de acordo com a atividade. Júnior reforça que o celular é uma ferramenta complementar e não substitui momentos de leitura, trabalhos ou exercícios.


“Como toda aula, exige planejamento, mas, se você souber usar como ferramenta nos momentos certos, é maravilhoso. É preciso colocar limites, pois eles querem usar o celular o tempo todo, mas também entendem que tem hora para tudo. O professor precisa criar essa ponte entre o conhecimento que ele precisa transmitir e o universo em que o aluno consegue aprender”, conclui. Confira aqui uma das músicas criadas pelos estudantes”.


Do suporte personalizado ao mercado de trabalho


Adotada por grandes grupos de educação, a IA generativa tem sido responsável por alterar a dinâmica do mercado educacional, a exemplo do que está sendo feito na Estácio. Uma IA é utilizada para dar suporte à jornada acadêmica, elevar a qualidade, personalizar ensino e dar ferramentas aos professores e informações sobre o rendimento de suas turmas, além de possibilitar um suporte acadêmico ágil aos alunos durante os estudos.


Flávio Murilo, diretor nacional de ensino na Estácio, destaca que mais de 700 mil alunos da graduação passaram a contar com a ajuda da ‘Tácia’, a IA generativa desenvolvida pela universidade que oferece respostas acadêmicas e suporte às atividades on-line de alunos, principalmente no ensino digital.


“É uma ferramenta que contribui significativamente para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais atrativo para os estudantes desta geração, que está cada vez mais adaptada ao uso de recursos tecnológicos e ambientes virtuais. Mas vale destacar que a Tácia é programada para explicar como resolver uma questão e não para dar a resposta pronta”, afirma.


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