"Nossa parceria se faz com os 417 municípios, independente de campos políticos", afirma nova secretária estadual de educação
A recém-empossada secretária estadual de Educação da Bahia esteve nesta terça-feira (17) nos estúdios da TV Aratu para falar sobre o calendário de matrículas na rede estadual de ensino
A recém-empossada secretária estadual de Educação da Bahia esteve nesta terça-feira (17/1) nos estúdios da TV Aratu para falar sobre o calendário de matrículas na rede estadual de ensino.
Adélia Pinheiro foi secretária de Saúde da gestão Rui Costa. Ela tem passagens na Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti) e foi reitora por duas gestões consecutivas na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). A nova secretária é, também, professora concursada da UESC, além de ser graduada em Medicina pela UFBA; mestre em Saúde Coletiva pela mesma instituição e doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP).
Em conversa com a reportagem do Aratu On, Pinheiro falou sobre a marca que pretende deixar na Educação da Bahia: "Vamos trabalhar a partir de uma rede. Temos 63 escolas já construídas (na última gestão) e mais de 350 em construção ou em reforma/ampliação. Esta é uma marca importante que também se projeta para o próximo governo".
Além da melhoria da estrutura da rede estadual de ensino, a secretária acredita na importância da gestão para que o ensino se desenvolva com qualidade.
"É necessário que, a partir dessa rede, tenhamos uma gestão dos prédios escolares e desenvolvimento de processos formativos, dentro das unidades escolares, que venham aprofundar e consolidar; sem falar na necessidade de aproximação com os municípios através do regime de colaboração, fazendo que o Sistema Estadual de Educação exista e esteja consolidado", afirmou.
EDUCAÇÃO PÚBLICA
Em relação ao diálogo com a pasta da educação na Prefeitura da capital baiana, Adélia Pinheiro foi questionada a respeito de como se dará a parceria com um recente opositor político no período eleitoral. A secretária defendeu a colaboração pelo bem da sociedade baiana.
"A nossa parceria, ela se faz com 417 municípios. O nosso governo tem tradição de colaboração nos vários campos de serviços de atuação no estado, com todos os municípios, independente de campo político. E isso é importante. O investimento que o governo do estado da Bahia fez e continua fazendo em Salvador é bastante importante, a exemplo das escolas, das encostas e a exemplo dos hospitais e unidades de saúde. Então, sim, o governo do estado trabalha no respeito à municipalidade, na construção conjunta, na melhor oportunidade e na melhor prestação de políticas públicas ao nosso cidadão", concluiu.
Ao apresentador Casemiro Neto, durante entrevista para o programa Cidade Aratu, a secretária detalhou informações a respeito da matrícula para a rede estadual de ensino.
Confira a entrevista completa:
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!