Bahia ganha escritório da ApexBrasil para impulsionar exportações

Entenda como novo escritório da ApexBrasil em Salvador vai ajudar empresas baianas

Por Da Redação.

Responsável por 43,8% das exportações do Nordeste em 2024, a Bahia dá mais um passo na inserção internacional de empresas baianas com a inauguração, nesta segunda-feira (18), do escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em Salvador. A iniciativa, que busca ampliar o suporte às empresas baianas e reduzir os impactos do recente aumento de tarifas imposto pelos Estados Unidos, terá sede no espaço onde funciona a BahiaInveste, no Caminho das Árvores.

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“A Bahia desempenha hoje um papel muito importante na internacionalização da economia brasileira. É um estado com um potencial muito grande de produção e de exportação. Então a gente vai fortalecer o setor empresarial e a estrutura de governo para garantir que a Bahia continue com destaque na agenda de exportação. A Apex na Bahia nos dá esse apoio”, dividiu o governador Jerônimo Rodrigues, durante cerimônia de inauguração do escritório na capital baiana. 

Jerônimo Rodrigues, Durante Cerimônia De Inauguração Do Escritório Da Apex Brasil Em Salvador

Os detalhes do escritório da ApexBrasil em Salvador

O escritório começará a funcionar em setembro e será uma das estratégias do governo estadual, que já tem alinhado ações junto ao Governo Federal para reduzir os impactos nas exportações baianas. A atenção tem sido especialmente às indústrias do mel, de pescado, pneus, manga e outras frutas. “A gente quer garantir, além dessa agenda emergencial, um plano para outras cadeias que precisamos abrir mercados”, acrescentou o chefe do executivo baiano. Ao todo são 14 escritórios da agência no mundo — seis no Brasil e oito no exterior. Além de representações em outros 10 países. 

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Durante a cerimônia, que aconteceu no sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), no Stiep, foram assinados o Termo de Autorização para abertura do escritório da ApexBrasil na Bahia, um memorando de entendimentos entre o Governo do Estado e a agência, e termos de cooperação técnica envolvendo a BahiaInveste, a Fieb e o Sebrae. Segundo o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, o novo escritório é o segundo instalado no nordeste e é estratégico pela posição do estado no mercado exportador. 

“A Bahia tem um potencial de crescimento enorme pelo algodão, pela soja, pelo petróleo, pela celulose e tem condições de ganhar mais e mais mercados no mundo. Nos somamos agora a BahiaInveste, com um plano de conviver com as tarifas que foram criadas pelo governo americano e dar apoio na diversificação de mercados para essas empresas que vendem para os Estados Unidos e estão sendo taxadas em 50%. Até junho do ano que vem, nós também vamos trazer muitos compradores para o Brasil”, detalhou Viana.

Lançamento Do Escritório Da Apex Brasil Em Salvador 

Em estudo divulgado em julho deste ano, a ApexBrasil  apontou que as exportações baianas somaram US$ 11,9 bilhões em 2024, com destaque para produtos da indústria de transformação (63,6%) e da agropecuária (30,1%). China, Singapura, Canadá e Estados Unidos estão entre os principais destinos de soja, celulose e combustíveis.

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A solenidade de lançamento contou também com a presença do presidente da BahiaInveste, Paulo Guimarães; do presidente da Fieb, Carlos Henrique Passos; e de empresários baianos. 

Capacitação

Durante o evento também foi lançado o Núcleo Bahia do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), que atenderá 350 empresas com capacitação e consultoria para ampliar a competitividade e o acesso a mercados internacionais, em parceria com o Sebrae. Quatro regiões serão contempladas neste primeiro momento: Salvador, Feira de Santana, Ilhéus e Vitória da Conquista. 

Além da capacitação dos empresários, o programa de qualificação vai apoiar missões internacionais em território baiano. Apoiada pelo Programa de Qualificação para Exportação da Apex, Danielle Sales, proprietária da empresa Tem Dendê Gourmet falou do apoio da agência na preparação da marca para exportação de acarajés congelados. 

“A gente já recebeu pedidos da França, Canadá, China, Portugal. Agora temos feito uma adequação do produto para exportação, com um teste de prateleira, ampliando o tempo de validade do nosso produto. Então, a Apex e o Sebrae tiveram um papel fundamental pra mim. Tivemos formação sobre posicionamento de marca, sobre embalagem. Isso foi muito bom, fundamental”, compartilhou.

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