Beber café diariamente reduz o risco de morte por doenças no fígado, diz estudo
Pesquisa realizada no Reino Unido mostra que as pessoas que beberam café tiveram 49% menos risco de morrer da doença hepática crônica
Beber até três ou quatro xícaras de café com cafeína ou descafeinado, diariamente, reduz o risco de desenvolver e morrer de doenças crônicas do fígado. A informação faz parte de um novo estudo, divulgado, nesta última terça-feira (22/6), pelo jornal britânico BMC Public Health.
Os consumidores de café tinham 21% menos probabilidade de desenvolver doença hepática crônica, 20% menos probabilidade de desenvolver doença hepática crônica ou gordurosa e 49% menos probabilidade de morrer de doença hepática crônica do que os que não bebiam café, de acordo com o estudo.
"O café é amplamente acessível e os benefícios que vemos em nosso estudo podem significar que ele pode oferecer um potencial tratamento preventivo para doenças crônicas do fígado", disse o autor do estudo, Dr. Oliver Kennedy, que faz parte do corpo docente da Universidade de Southampton no Reino Unido, em um comunicado.
"Isso seria especialmente valioso em países com renda mais baixa e pior acesso à saúde e onde o fardo da doença hepática crônica é maior", disse Kennedy.
Os pesquisadores analisaram dados de 494.585 participantes do Biobank do Reino Unido – um projeto desenvolvido para ajudar a desvendar os fatores genéticos e ambientais associados à saúde da população britânica.
Todos os participantes tinham entre 40 e 69 anos quando se inscreveram no projeto, com 384.818 dizendo que eram bebedores de café no início, em comparação com 109.767 que não consumiam a bebida.
No entanto, o estudo apontou que a cafeína pode ser perigosa se consumida em excesso. Pessoas com insônia ou diabetes não controlada devem consultar um médico antes de adicionar cafeína a suas dietas.
LEIA MAIS: Toque de recolher é estendido em Lauro de Freitas durante o São João; veja o que muda
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.