Alerta laranja: saiba quais estados serão afetados por chuvas intensas
Alerta laranja foi emitido por chegada de frente fria que pode provocar chuvas intensas
Por Da Redação.
Uma nova frente fria avança pelo Sul do Brasil, provocando chuvas intensas e queda nas temperaturas nos três estados da região. O Rio Grande do Sul está sob alerta para temporais e chuva volumosa, especialmente na faixa sul. Este é o segundo sistema frontal a atingir a região nesta semana.
Os temporais devem atingir também Santa Catarina e Paraná, com previsão de volumes elevados de chuva. Cidades como Santa Terezinha de Itaipu (PR), Jaguarão (RS), Gramado (RS) e Nova Prata (RS) estão entre as que devem registrar os maiores acumulados.
As temperaturas também sofrerão queda significativa. Na quinta-feira (4), os termômetros devem marcar mínimas de 15°C em algumas cidades do Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Na sexta-feira (5), as menores temperaturas serão registradas em Santa Catarina, com 6°C previstos para Urupema e São Joaquim. Existe risco de geada na madrugada de sábado (6), podendo haver temperaturas negativas na Serra Catarinense.
O litoral de São Paulo também está em estado de atenção devido à previsão de chuvas intensas, ressaca e ventos fortes no primeiro fim de semana de abril. Os acumulados de chuva podem variar entre 150mm e 250mm, chegando a 350mm em algumas regiões, como Ubatuba. A média histórica de chuva para abril na região é de aproximadamente 200mm. A Climatempo alerta para riscos de alagamentos, enchentes e deslizamentos na Serra do Mar.
Com o solo já saturado, o risco de deslizamentos aumenta consideravelmente, especialmente em áreas de encosta. Além da chuva, a temperatura deve cair na região, acompanhada de ventos moderados a fortes entre sexta-feira (4) e domingo (6).
Ressaca e agitação marítima
O mar deve ficar agitado ao longo do fim de semana, exigindo precaução de banhistas e navegantes. No litoral do Rio de Janeiro, a agitação marítima será perceptível a partir da madrugada de sábado (5), intensificando-se ao longo do dia e persistindo até segunda-feira (7). Ondas podem atingir picos de até 3 metros.
No Espírito Santo, as ondas começarão a subir no sul do estado na noite de sábado (5). No domingo (6), a agitação se intensificará em todo o litoral capixaba, com ondas variando entre 2 e 2,5 metros. O mar seguirá agitado também na segunda-feira (7).
Marinha emite alerta de ressaca
A Marinha do Brasil emitiu um alerta de ressaca para os litorais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A previsão indica ondas de até 3,5 metros entre as 21h desta quinta-feira (3) e as 9h de sábado (5). No litoral do Paraná, as ondas podem chegar a 2,5 metros.
O litoral do Sudeste também será impactado, com ventos fortes a partir de sexta-feira (4). Em São Paulo, o mar ficará agitado entre sexta-feira e domingo, com ondas entre 1,5 e 2,5 metros. No Rio de Janeiro, a agitação será mais intensa, alcançando ondas de até 3 metros entre sábado e segunda-feira. No Espírito Santo, as ondas poderão atingir 2,5 metros, principalmente no domingo e na segunda-feira.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).