Motociclistas fecham saída do Centro de Convenções em evento de Caiado
Protesto de motociclistas acontece após episódio de agressão envolvendo um agente da Transalvador
Por João Brandão.
Um protesto de motociclistas tomou as ruas de Salvador na manhã desta sexta-feira (4), após um episódio de agressão envolvendo um agente da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). A manifestação resultou no fechamento da saída do Centro de Convenções, onde ocorre um evento com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado.
A situação gerou tensão na cidade, enquanto a Guarda Municipal, sob a direção do novo comandante Humberto Sturaro, tenta mediar o conflito.
O incidente que desencadeou o protesto ocorreu na noite de terça-feira (1º), na Avenida Antônio Carlos Magalhães (ACM), uma das principais vias de Salvador. De acordo com um vídeo amplamente compartilhado nas redes sociais, um agente da Transalvador foi agredido por um motociclista após uma fiscalização de rotina.
O agente, que trabalha na função há 20 anos, tentava disciplinar o estacionamento irregular de motos em uma área próxima ao Shopping da Bahia, à rodoviária e à estação de metrô. No vídeo, o agente é visto pisando na moto caída de um motociclista, momento em que é atingido por um chute nas costas.
Agentes da Transalvador são agredidos por motociclistas na Av. ACM pic.twitter.com/Um9Yw0ecQs
— Aratu On (@aratuonline) April 2, 2025
A confusão teria começado quando o agente pediu para os motociclistas deixarem o local de estacionamento proibido. Embora a maioria tenha atendido, um motociclista resistiu, virando a placa de sua moto e tentando fugir. O pedido de multa gerou um impasse, culminando na agressão registrada nas imagens. A Polícia Civil investiga o caso, mas até o momento ninguém foi preso.
Na manhã seguinte, motociclistas se organizaram em um protesto que bloqueou a saída do Centro de Convenções, onde ocorre um evento com a presença do governador de Goiás, Ronaldo Caiado. A manifestação gerou impactos no tráfego local e chamou a atenção das autoridades.
O novo comandante da Guarda Civil Municipal de Salvador, Coronel Humberto Sturaro, nomeado recentemente para o cargo, foi designado para intermediar a situação.
Congestionamento
Em nota, a Transalvador informou que o protesto, que iniciou no Itaigara e se concentra na saída do Centro de Convenções, no sentido Piatã, causou grande congestionamento no trânsito. Os motoristas devem evitar a região.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).