AO VIVO Últimas Notícias
04/10/2023 18h44 | Atualizado em 04/10/2023 18h24

Documentário sobre pessoas trans é gravado no MAM

A gravação aconteceu nesta terça-feira (3/10) com a presidente da Associação Nacional de Travestis e Transexuais, Keila Simpson

Documentário sobre pessoas trans é gravado no MAM Foto: Divulgação
Ananda Costa

Um documentário sobre as vivências das pessoas transexuais nas cinco regiões do Brasil está sendo gravado sob a direção de Gautier Lee, cineasta negra, angrense e não-binária. Nesta última terça-feira (3/10), as gravações do Pajubá aconteceu na capital baiana com a presidente da Associação Nacional de Travestis e Transexuais, Keila Simpson, em um dos cartões postais de Salvador, O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM).

Com o objetivo de dar visibilidade às  vivências e desafios enfrentados por essas pessoas, o documentário vai entrevistar 28 pessoas trans das cinco regiões do país. Segundo a cineasta, o objetivo de gravar em vários estados é de traduzir a pluralidade do Brasil e de vivências, pessoas e cultura trans.

“Ter Keyla Simpson participando desse projeto é incrível. Quando eu estava nascendo, ela já era ativista. Agora, eu estou tendo o privilégio de sentar frente a frente com ela e entrevistá-la, conversar com ela. Esse é o primeiro longa que estou dirigindo e eu vou ter a presença de uma pessoa que está literalmente lutando desde que eu nasci”, comenta Gautier Lee.

Keyla é a primeira travesti a ser nomeada Doutor Honoris Causa no Brasil, título dado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 2022. Em 2013, a ativista recebeu o Prêmio Nacional de Direitos Humanos pela, então presidente, Dilma Rousseff pelos serviços prestados à comunidade LGBTQIA+ no Brasil.

LEIA MAIS: Salvador é um dos 5 destinos mais buscados pela comunidade LGBTQIAPN+ no Brasil, aponta pesquisa

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!