Rui Costa acompanha saída do Olodum e abertura do Carnaval no Pelourinho
Rui Costa acompanha saída do Olodum e abertura do Carnaval no Pelourinho
O governador Rui Costa garantiu presença na abertura do carnaval do Pelourinho, na tarde desta sexta-feira (9/2). Na oportunidade, o gestor estadual falou sobre a importância da festa realizada no circuito Batatinha. “Hoje começa o carnaval no Pelourinho, com essa coisa magistral que é a saída do Olodum. Além disso, uma extensa programação aqui…eu diria fortalecendo onde o carnaval nasceu , onde é o berço do carnaval da Bahia. Desejo que as pessoas possam festejar na paz, alegria…”, ressaltou Rui Costa. Ao todo, cerca de 40 atrações devem animar os milhares de foliões pelo circuito Batatinha.
Na ocasião, o governador também participou da assinatura do documento que celebra uma parceria entre o Olodum e a companhia aérea Avianca. A medida foi viabilizada por meio de negociações que com a Secretaria Estadual de Turismo, o grupo Olodum e a empresa.
?Aqui no Pelourinho tá a raiz do Carnaval da Bahia, onde ele nasceu com seus ritmos, seus tambores. É preciso que a gente mantenha vivas todas as formas de manifestações no carnaval. A grande marca do Carnaval da Bahia é a diversidade, e nós temos que abrir portas pra que essa diversidade se manifeste. Este ano nós ampliamos o apoio aos blocos afro. As entidades tem um apoio suplementar da Bahiagás, e este ano, através de uma articulação da Secretaria de Turismo, conseguimos apoio da Avianca, e eu espero que outras companhias aéreas também venham a se vincular a alguma entidade cultural do nosso estado?.
Este ano, o Olodum homenageia a força das mulheres e também chama a atenção para a falta de água e os problemas provocados pela escassez deste recurso. O bloco, que representa um importante símbolo de luta e resistência para a comunidade negra, se apresenta ainda na noite desta sexta-feira no circuito Osmar (Campo Grande).
Carnaval ouro Negro
Das mais de 200 atrações que o Governo do Estado está apoiando no Carnaval de Salvador, 91 são entidades de matrizes dos povos africanos e tradicionais, como Olodum, Ilê Aiyê, Cortejo Afro e Filhos de Gandhy. Elas vão desfilar por meio do Carnaval Ouro Negro, que comemora dez anos de criação, se mantendo como um dos mais significativos projetos do governo estadual, sob a organização da Secretaria de Cultura (Secult).
LEIA MAIS: HISTÓRICO: Ivete anuncia que não irá participar do Carnaval de 2018 por conta da gravidez
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/televisaoaratu.