Cabelo de Chapinha: letra da nova música de Bell gera polêmica e MP pede alteração
Cabelo de Chapinha: letra da nova música de Bell gera polêmica e MP pede alteração
Após questionamentos nas redes sociais de que trechos da música ?Cabelo de Chapinha?, do cantor Bell Marques, desencadeavam interpretação de conteúdos supostamente discriminatórios ou ofensivos à mulher negra, o Minstério Público Estadual assinou nesta segunda-feira (14), um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o cantor e os compositores Fagner Ferreira dos Santos, Gileno Batista Gomes e Filipe Costa Silva.
No documento, eles se comprometeram a alterar a letra da canção questionada, bem como a realizar uma campanha publicitária contra o machismo e o racismo. O TAC foi firmado perante as promotoras de Justiça Márcia Teixeira, coordenadora do Grupo de Atuação Especial em Defesa da Mulher (Gedem), e Lívia Sant?Anna, coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis).
Para as promotoras de Justiça, o fato se reveste de grande importância pois é relevante constatar que a cultura está atenta em rever determinados conceitos, olhando sua produção artística e preocupando-se com a diversidade. Elas pontuaram que o próprio cantor pediu para seu advogado fazer contato com o MP e saber o que poderia ser feito para recompor o mal entendido.
?O TAC é pautado no compromisso de combate ao racismo e à violência contra a mulher?, disse Márcia Teixeira, completando que a modificação na letra, que ainda será registrada, foi aprovada pelo MP e os artistas deixaram clara a intenção de afastar qualquer dúvida acerca da intenção discriminatória da mencionada música.
De acordo com os termos do TAC, Bell se comprometeu em financiar uma campanha publicitária de combate ao machismo e ao racismo, produzindo e distribuindo 50 mil folders no carnaval bem como 10 mil cartilhas com conteúdo a ser analisado e aprovado pelo MP.
Também divulgará a mencionada campanha nos meios de comunicação, especialmente nas redes sociais, durante o mês de fevereiro de 2016 e providenciará a plotagem da campanha nos trios elétricos dos blocos carnavalescos geridos por ele no circuito do carnaval de Salvador de 2016.
Ouça a música em sua versão polêmica:
Em seu perfil do Facebook, o cantor Bell Marque comentou ontem (14) falou ontem sobre a sua ida ao MPE, confira na íntegra:
Quando acordei hoje, abri a janela e o sol brilhava de uma forma muito especial. Um dia lindo, por isso, resolvi fazer com que ele ficasse mais bonito. Tomei a iniciativa de procurar ajuda para entender melhor de que forma poderíamos, juntos, resolver essa polêmica sobre a música ?Cabelo de Chapinha?. Fui por LIVRE E ESPONTÂNEA VONTADE ao Ministério Público, onde tive o prazer de conhecer pessoas que puderam me falar mais um pouco sobre o momento político da discriminação e do racismo contra a mulher negra. Foi uma conversa amigável e agradável. Levei comigo meus amigos compositores da canção ?Cabelo de Chapinha? que, prontamente durante a conversa, resolveram fazer as modificações necessárias para assegurar que nenhuma mulher se sentisse desrespeitada. Sem dúvida, a música ficou mais bonita e fará parte dos grandes hits do nosso verão.
Lá no Ministério Publico, fizemos um acordo (TAC) por intermédio das Promotoras de Justiça Dra. Márcia Regina Ribeiro Teixeira, do grupo de Atuação Especial em Defesa da Mulher (GEDEM), e Dra. Lívia Maria Santana e Sant?anna Vaz, do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate a Discriminação (GEDHIS).
Agradeço toda a atenção do Ministério Público em nos receber e nos fazer ver como é importante nós nos juntarmos também a essa causa. Fiquei feliz, porque sempre fui uma voz presente nas lutas e causas em favor das mulheres, inclusive usando a minha imagem para propagandas em todos os meios de comunicação. Essa música nunca teve, em momento algum, a pretensão de magoar ou ferir os direitos da mulher negra. Muito pelo contrário, nas minhas músicas e na minha vida, sempre enalteço o valor e as conquistas das mulheres, começando por minha mulher, que é a pessoa que mais amo e admiro.
AGORA QUERO AGRADECER DA MANEIRA MAIS CARINHOSA E SINCERA A TODOS OS MEUS QUERIDOS FÃS QUE ME ENCHERAM DE ORGULHO COM A FORMA EDUCADA COM QUE DEFENDERAM SEUS PENSAMENTOS COM RELAÇÃO A MÚSICA ?CABELO DE CHAPINHA?. VOCÊS SÃO MARAVILHOSOS. MUITOOOOOOO OBRIGADOOOOOO!!!
Beijosss ???
Quero esclarecer que mudamos a letra da música não por imposição, mas sim por entendermos que dessa maneira estamos contribuindo para a melhoria das nossas vidas, e abraçando uma causa muito justa. Precisamos nos unir para acabar definitivamente com o preconceito.
Clique na foto para ver a letra já alterada: