Você sabe quais são as vantagens e desvantagens de antecipar a restituição do Imposto de Renda?
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Antecipação do Imposto de Renda (IR): é vantajoso? Vale a pena? Alguma instituição financeira já te ofereceu?
Vamos lá: a antecipação de um recurso, junto a alguma instituição financeira do valor futuro que será creditado à sua conta pela Receita federal, em virtude do IR, pode ser vantajoso, sim, se a ideia for se livrar de uma dívida com taxas de juros maiores. Ou seja, você pega aquele valor com a taxa de juros e vai suprimir uma outra que é bem maior. Por exemplo, o cartão de crédito, algum tipo de empréstimo consignado.
Mas também tem uma outra situação, se você tiver algum projeto com retorno financeiro maior, pode ser também vantajoso, a exemplo de um empreendedor que desenvolve alguma atividade que demanda de alguma matéria-prima. Então, ele vai comprar o material, com certa antecipação, doa o imposto de renda na parte que será restituída e vai empenhar na produção e os venderá, e esse preço vai compensar os juros pagos, em virtude dessa antecipação.
Diferente do que eu acabei de relatar, sinceramente, não vejo nenhuma outra vantagem para antecipar. Os juros pagos, para a maior parte dos consumidores, que não ficarão retidos na malha fina, é um crédito de baixo risco para os bancos. Não à toa que há esse "assédio" das instituições financeiras. Então, quando o dinheiro for creditado na conta, já vai aparecer debitado. Não há aplicações do mercado financeiro que irão remunerar o valor antecipado na mesma proporção dos juros cobrados pelos bancos. Ou seja, você pegar o dinheiro, aplicar, ganhar mais e devolver ainda tendo um retorno melhor. Então, se o contribuinte cair na malha fina, por qualquer outro motivo, ainda terá que desembolsar os recursos corrigidos com juros nesse intervalo de tempo, até que se resolva a situação.
Sendo assim, é preciso ter consciência do custo dessa comodidade oferecida pelas instituições financeiras. Além de atentar, é claro, para os procedimentos de outras contratações - os serviços oferecidos pelo banco, como venda casa de seguros, títulos de capitalização, ou serviço de taxas extras, entre outros.
Então, fiquem atentos: restituição do IR e proposta de antecipação precisam ser analisadas com muito cuidado!
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.