Gastar, investir ou poupar? Saiba o que fazer com o 13º salário
Gastar, investir ou poupar? Saiba o que fazer com o 13º salário: https://t.co/jL42VDI6Pc pic.twitter.com/37gJaLtAMF
— Aratu On (@aratuonline) November 27, 2024
O 13º salário é uma grata surpresa no final do ano - para quem tem carteira assinada - e oferece uma oportunidade única de melhorar a sua saúde financeira. Mas o que fazer com esse recurso?
É natural querer desfrutar o 13º, no entanto, lembre-se de priorizar gastos essenciais e evitar compras impossíveis. Considere usar a parte do valor para pagar dívidas. Assim, você pode se livrar de juros e começar um ano com muito mais tranquilidade.
Em relação a investir, se a sua situação financeira estiver sob controle, investir é uma excelente opção. Com o 13º você pode iniciar ou incrementar uma reserva de emergência, investir em ações, fundos ou, até mesmo, em uma previdência privada. O importante é fazer o seu dinheiro trabalhar por você.
Por fim, na opção "poupar", se não tiver um planejamento para gastos ou investimentos, colocar o 13º na poupança, pode ser uma boa escolha. Com isso, você garante que o dinheiro estará disponível para emergências ou projetos futuros.
Na qualidade de contador, sugiro que você faça um balanço e decida a melhor forma de utilizar o seu 13º, de acordo com as suas necessidades e objetivos, para tomar decisões conscientes agora. Isso pode resultar em um ano novo muito mais próspero.
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.