Vale a pena usar o cashback? Benefício pode ser um aliado
Foto: ilustrativa/Pexels
Já ouviram falar em cashback? Independentemente da resposta, vamos falar um pouco sobre isso.
O termo do inglês pode ser traduzido para "dinheiro de volta". Gostou, em? Quem não quer ter um retorno após umas comprinhas? Então, tem um detalhe importante... Diferente de antigamente, esse valor não é pago em dinheiro físico, e sim em descontos por meio de uma carteira virtual para as próximas compras.
Mas as regras de cada situação precisam ser conhecidas. Isso é muito importante. Há um tempo, um cliente efetuava uma compra efetuando cartão e recebia parte do dinheiro gasto de volta, em espécie. Assim, o cashback estimulava as compras e o uso dos cartões que garantiam, de fato, esse benefício.
Curiosidade: você sabia que esse formato já existe há mais de 40 anos? Sim. Há mais de quatro décadas! Mas somente em meados da década passada que essa prática se tornou mais difundida mundialmente. Dessa mesma forma, ocorreu no Brasil. Em especial, com a intensidade do uso do e-commerce. Para você ter uma ideia, já são quase 6,5 milhões de estabelecimentos cadastrados em algum programa que fornece o cashback.
Então é isso: você faz o cadastro, comprar, obtém o cashback e o utiliza posteriormente nas próximas compras.
E aí, pessoal? Vale a pena optar pelo cashback?
Nossa dica especial é que possamos entender - com clareza - quando, de fato, ele pode ser utilizado. Quais os estabelecimentos aceitam esse pagamento e outros aspectos do funcionamento? Não adianta ter o cashback sem poder utilizar, não é verdade? Então, não se esqueça de ter um planejamento financeiro para não perder a organização das contas. Até porque, a maioria dos brasileiros gasta baseado na emoção. Imagine aí, então, tendo a motivação do cashback... claro que vamos gastar muito mais. Quando as finanças não estão bem acompanhadas, há um risco que os gastos saiam de controle e que você fique mais propício a fazer compras por impulso.
Então, mantenha o foco na organização financeira, para poder utilizar o benefício de forma mais vantajosa. Se liga aí na dica do Dedeko!
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.