Quando deixar de ser MEI para abrir uma microempresa? Confira as dicas do Dedeko
Foto: ilustrativa/Pexels
Você que é microempreendedor individual (MEI) já pensou em crescer e tornar o seu MEI em uma microempresa (ME)?
Sabe qual o momento certo para essa transformação? É importante saber os detalhes burocráticos estratégicos para se adequar a esse novo cenário que pode acontecer a qualquer momento, até porque estou torcendo por você e pelo seu crescimento.
As principais variáveis para isso são:
- faturamento anual maior que 81 mil reais;
- contratação de mais funcionários (já que o MEI só permite um);
- precisa exercer atividades econômicas não previstas na resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional;
- mudança de regime tributário;
- alteração da sua natureza jurídica
Saliento que existem particularidades diferenciadas para o MEI caminhoneiro. Muita atenção! Sendo microempresa, você conseguirá faturar até 360 mil reais por ano com muito mais tranquilidade, principalmente no que se refere aos valores dos impostos a pagar que se adequaram a uma realidade satisfatória com organização financeira. Não pode esquecer disso! Poderá ter mais funcionários e até sócios, se for o caso, além de poder exercer novas atividades que antes não seriam permitidas. A depender, criar filiais adequadas ao número de locais de atuação.
Vamos pensar grande! Nossa dica é que você possa buscar um profissional da contabilidade para verificar todos os detalhes para uma migração, estruturado no planejamento melhor, para seguir nos âmbitos operacional e tributário. Novidade: cabe ressaltar que já existem discussões e algumas aprovações acerca do aumento da faixa de faturamento para o MEI, mas ainda está em processo, sem nada definido. Vamos acompanhar!
Você é MEI? Pretende crescer e se tornar uma ME? Então se ligue nessas dicas!
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On