Economia

O que precisamos saber sobre o marco fiscal? Colunista explica

Colunista On: André LuisContador e Empresário, Presidente do CRCBA

De acordo com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, brevemente será avaliado, discutido e possivelmente entrará em votação o novo marco fiscal, que condiciona o aumento dos gastos públicos associado ao aumento da arrecadação. A busca por esse equilíbrio, teoricamente, visa combater o déficit público e desequilíbrio das contas.


Na nova versão, a regra exclui o aumento automático das despesas, ou seja, se o percentual terá como base as receitas, com a maior arrecadação no início do ano, teríamos mais gastos neste período. Com os ajustes, a probabilidade de acompanhar o cenário econômico trará uma perspectiva maior de controle.


Analisando como um todo, a meta fiscal permite o governo gastar mais quando tem maior arrecadação, fazendo com que os nossos representantes possam pressionar a economia ainda mais para os seus resultados. Esse modelo de ajustar as contas públicas é uma forma estratégica de evitar desconfortos financeiros e viabilizar um maior controle das despesas que são fixadas e buscas pela execução da receita que são estimadas em seu orçamento.


Trazendo esse equilíbrio, alinhado às outras variáveis como taxa de juros, inflação e possibilidade de crescimento econômico, teremos um melhor ambiente de negócios, capaz de atrair investimentos neste momento tão importante em que as cadeias globais de valor estão se reposicionando. O grande impacto de tudo isso será o reposicionamento da classe baixa e média do país.


Na qualidade do contador, entendo que toda política fiscal precisa levar em consideração a proteção da sociedade frente às necessidades básicas. Sendo assim, o marco fiscal não é uma solução, mas uma ação importante para que a sua plena execução com alinhamentos pontuais possam atender os resultados esperados de uma economia mais estável, o que será muito bom para toda a população brasileira.


*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

André Luis

André Luis

Com mais de 13 anos de atuação na contabilidade baiana, André iniciou sua vida na área acadêmica, com o ensino da matemática e da contabilidade. Com o amadurecimento profissional, após passagens por escritórios de contabilidade, abriu sua primeira empresa, a Ampla Contabilidade. Em 2018, chegou à Vice-Presidência do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia e, na mesma entidade, foi  Presidente no período de 2022 a 2023.

Instagram: @andre.dedeko

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.