Educação financeira começa em casa
Foto: ilustrativa/Pexels
Nós temos um controle financeiro, diariamente, de forma responsável?
Poupança, investimento, gastos, despesas... são controlados também diariamente?
Se a resposta for não, calma. Esta é uma realidade da maioria dos brasileiros. O que precisamos entender é que educação financeira, na minha opinião, tem que começar desde as séries iniciais, até a faculdade, encaminhando-se para outros estados.
Mas, nesta interface, a cultura familiar é fundamental, até para que nós possamos refletir e observar nossos pais, irmãos, parentes... para reforçar o que foi positivo e rever alguns conceitos financeiros que foram negativos.
Eu aprendi, quando criança, que não devemos gastar mais do que o valor que a gente ganha, e isso vai fazer com que a gente tenha uma sobra para termos um poder de decisão no momento necessário.
Se, porventura, acontecer o contrário em um momento de necessidade, também não tem problema... desde que, no mês seguinte, você tenha feito um orçamento pensando nas dívidas que já estão ali (contraídas no mês anterior).
Reserva de emergência
Ter reserva de emergência é essencial. Não sabemos do dia de amanhã, e ter um poder de decisão é fundamental para que você possa não mexer com aqueles valores que já estão comprometidos com a despesa do mês.
Emoção
Cuidado! A maioria dos nossos gastos são movidos pela emoção, e muitas vezes compramos coisas para impressionar outras pessoas, e o que a gente compra não é o que a gente precisa.
Então, baseando-se nessa análise, tenho três pontos importantes: o querer, o precisar e o poder.
Essa linha, nessa ordem, é o que é mais utilizado pelos brasileiros, e nós precisamos fazer o processo contrário. Primeiramente, fazer o que a gente pode. Depois, procurar gastar com o que a gente precisa e, por fim, com aquilo que a gente quer. Claro... quando a gente estiver com uma estrutura consolidade, futuramente, pode até mudar a ordem. Botar um querer na frente de tudo, sem nenhum problema. Mas, se ainda não chegou nesse estágio, segue a ordem! É a dica do Dedeko!
Poder. Precisar. Querer.
Sei que trabalhar com finanças não é fácil, mas precisamos nos esforçar para ter um equilíbrio financeiro.
Pense nisso! Educação financeira começa em casa.
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.