Economia

Uma relação entre dívidas e declaração de ajuste anual do Imposto de Renda

Colunista On: André LuisContador e Empresário, Presidente do CRCBA
Uma relação entre dívidas e declaração de ajuste anual do Imposto de RendaJoédson Alves/Agência Brasil


Vamos fazer uma relação entre dívidas e declaração de ajuste anual do Imposto de Renda? Sobre as dívidas, como empréstimo pessoal, crédito consignado, cheque especial, dentre outros similares, você deve informar na sessão de "dívidas e ônus reais" no preenchimento da sua declaração. Isso não causa impacto para pagamento de imposto e nem impede a sua restituição. Mas se você já tem um débito que ainda não resolveu junto à Receita Federal, ou uma pendência em declarações anteriores, com certeza não conseguirá ter a sua restituição se houver de forma tempestiva.


Na qualidade de contador sugiro verificar sempre no sistema E-Cac, no portal, com a senha gov.br, para que possa acompanhar a sua vida fiscal e se organizar para parcelamento, quitação ou até mesmo questionar se julgar não reconhecer essa dívida. A depender dos casos, principalmente quando está em dívida ativa, poderá ter a sua restituição direcionada para ligação evidenciada. Então as dívidas não impedem o envio da declaração, mas poderá ter desconforto no cruzamento do passivo que encontra-se por lá com a sua possível restituição.


Entretanto, cabe salientar que o débito em aberto pode custar os seus bens em penhohora, como imóveis, veículos e contas bancárias, caso judicialmente seja forçado ao pagamento.


Tem dívidas com a receita? Gerencie da melhor forma possível. Ah! E se for obrigado, veja um profissional da contabilidade, habilitado, da sua confiança, busque esclarecimentos e envie a sua declaração de ajuste anual do Imposto de Renda.


*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

André Luis

André Luis

Com mais de 13 anos de atuação na contabilidade baiana, André iniciou sua vida na área acadêmica, com o ensino da matemática e da contabilidade. Com o amadurecimento profissional, após passagens por escritórios de contabilidade, abriu sua primeira empresa, a Ampla Contabilidade. Em 2018, chegou à Vice-Presidência do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia e, na mesma entidade, foi  Presidente no período de 2022 a 2023.

Instagram: @andre.dedeko

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.