Produto menor e mesmo preço? Entenda a reduflação
Já ouviu falar em reduflação? O nome que junta as palavras "redução" e inflação" é, na realidade, uma estratégia das empresas para fugir do aumento dos preços dos produtos quando há reajuste de insumos.
A tática, por sinal, está muito frequente, e muitas pessoas já perceberam a manutenção dos valores das mercadorias, embora seu tamanho ou quantidade tenha reduzido. Isso acontece com barra de chocolate, lata de leite, biscoitos, papel higiênico, dentre outros produtos.
Ver produtos rendendo menos e com o mesmo preço da prateleira, diferente de antes, tornou-se uma realidade comum para os consumidores, nos últimos anos, e esse fenômeno chamado de "reduflação" se intensificou bastante no período da pandemia.
Cabe salientar que a legislação prevê que as empresas têm direito de mudar a quantidade de um produto. Entretanto, prevê também que o aviso das mudanças seja feito de forma clara, para não gerar qualquer tipo de dúvida ao consumidor.
Na qualidade de contador, reforço que a prática não é considerada ilegal, desde que o consumidor seja devidamente informado sobre as mudanças de quantidade. Sendo assim, observe bem as embalagens, as informações dos rótulos, e compare com esse preços. O custo-benefício do que está sendo comprado é muito mais importante, até porque a redução das medidas dos produtos é uma estratégia comercial para mascarar a inflação. Ou seja, a inflação continua existindo.
Atente-se às reflexões e as informações sobre a reduflação. Mesmo com a recuperação da economia, a inflação continuará.
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.