Renda fixa ou variável? O que você precisa saber para começar a investir
Você sabe qual é a melhor hora para realizar o investimento? Quais os riscos e vantagens do investimento em renda variável? Nunca é tarde para iniciar, mas quanto antes começar, o retorno será mais rápido pela continuidade segura que poderá ter com as devidas orientações.
A renda fixa é mais previsível com os ganhos, até porque a taxa pré-fixada ou pós-fixada já é acordada no início do processo. Em relação à renda variável, não ocorre essa previsibilidade, pois os preços oscilam de acordo com as diversas variáveis internas e externas.
A renda variável é um tipo de investimento mais arriscado. O risco de mercado é um dos principais, uma vez que os preços dos ativos podem oscilar com o cenário econômico e político do país. Em um momento de juros baixos, os resultados podem ser mais interessantes.
O investimento em renda variável pode ser volátil e com riscos, refletindo em prejuízos temporários. Além disso, podem envolver custos no qual oriento: atenção às taxas por conta das operações financeiras, bem como aqueles que investem por meio de corretora.
Agora, pode ser vantajoso também. A rentabilidade pode ser maior, superando as expectativas. Sem contar que, nessa modalidade, terá mais opções disponíveis, a exemplo de fundos de investimentos, ações livres, BDR, câmbio, dentre outros. Outrs vantagem é a facilidade de investir. Com o avanço da tecnologia, podemos administrar de qualquer lugar, a qualquer hora, por qualquer dispositivo (computador, notebook, celular).
Na qualidade de contador, sugiro avaliar o seu perfil de investidor se conservador ou mais arrojado para os riscos. A partir daí, poderá ver se a renda fixa ou variável será mais interessante. Saliento que a renda variável pode ter a sua observação para o risco mais calculado no acompanhamento do mercado. Então é de suma importância entender todas as informações antes de tomar uma decisão para o investimento. Só utilize valores que não comprometa o seu orçamento. Domínio do que está fazendo com seu dinheiro é fundamental.
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.