Brasil pode ter primeira moeda digital oficial até 2024; saiba mais sobre o Drex
Você sabia que o Banco Central (BC) poderá tornar oficial, até 2024, o Real Digital? E se tudo caminhar bem, essa moeda virtual será a primeira oficial do Brasil.
Historicamente, sabe-se que o dinheiro passou a existir para facilitar as trocas comerciais. Trocávamos produtos por produtos, depois pela força de trabalho, depois queríamos de terceiros, dentre outras variáveis.
No século XXI, diante de uma grande revolução tecnológica, seguimos evoluindo com as adaptações, e dentre as mudanças, chega a inevitável moeda digital. As criptomoedas vêm ganhando o mundo e precisamos estar atentos a essa novidade.
Muitos têm ouvido falar dos bitcoins, não é? Nesse contexto surge o Real Digital, que não tem nada de complicado, porque já vivemos algo parecido. Venha comigo na reflexão: você recebe seu salário no final do mês, paga suas contas de luz e de água pelo PIX, faz pagamentos de serviços tomados pelo PIX, realiza compra e paga com essa mesma modalidade e por aí vaí. No final de tudo, gastou todo o seu salário. Aí vem a pergunta: você pegou no dinheiro fisicamente? Claro que não. Mas movimentou tudo tranquilamente. A diferença é que o Real Digital será a própria moeda e o PIX é uma tecnologia de transação instantânea que, inclusive, poderá ser uma forma de efetivar uma transferência com o Real digital.
Detalhe importante: mesmo sem sacar o dinheiro digital (porque não poderá ser convertido em cédulas), conseguirá movimentar as operações financeiras necessárias e o valor do Real Digital será o mesmo do valor do dinheiro real. Ou seja, R$ 1 (um real) será equivalente a R$ 1 (um real) digital. Cabe salientar que o Real Digital não se trata de uma criptomoeda, até porque a criptomoeda não está vinculada a uma autoridade central, como o Real Digital estará vinculado ao BC.
O Real Digital é o real do dia a dia, que estamos acostumados, representado de forma digital, dentro de uma rede blockchain. A criptomoeda só existe no âmbito virtual. O Real acontecerá das duas formas. Com o Real digital poderá obter empréstimos com mais facilidades, ter uma opção de investimento mais acessível, o seguro mais fácil, dentre outras situações que, na qualidade do contador, orientam a atenção para o equilíbrio, já que o brasileiro tende a ter gastos pela emoção.
Em breve muitos ouvirão com frequência sigla Drex, que será o nome dado à moeda digital brasileira. "D" e "R" representam o "real digital", o "E" é de "eletrônico", e o X para passar a ideia de conexão, algo moderno. O Drex terá particularidades. A ideia é que fiquemos atentos das especificidades. Então, conheça mais sobre o real digital será uma moeda alternativa que viabilizará pagamentos instantâneos, diminuirá custos das transações financeiras e aumentará a eficiência do sistema financeiro de um modo geral.
Fique ligado(a) nas dicas do Dedeko!
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!