Primeira parcela do 13º: como utilizar bem esse dinheiro?
Primeira parcela do13º salário: como utilizar bem esse recurso? Previamente, quero reforçar que todos que atuam sobre um contrato de trabalho regido pela CLT - de carteira assinada - terão direito ao 13º salário, seja rural, doméstico ou urbano.
A partir de 15 dias de trabalho dentro do mês, o trabalhador já se credencia para o recebimento, de forma proporcional, caso não tenha um ano de contratado. A primeira parcela deverá ser paga até o dia 30 de novembro e o restante até o dia 20 de dezembro.
Sobre o melhor uso da primeira parcela do 13º, destacamos a principal orientação que é quitar as dívidas correntes. Outra opção é utilizar com gastos planejados de acordo com a necessidade real do indivíduo.
Poupar ou investir é indicado para quem não tem dívidas exigíveis naquele momento. E se o valor do investimento for superior ao aumento da dívida mensalmente, é melhor usar o recurso para rentabilizar e pagar as dívidas aos poucos. Caso contrário, melhor se livrar desse passinho que aumentará a cada período.
Na qualidade de contador, oriento o uso dos recursos com equilíbrio. Caso não tenha dívidas para quitar ou não prefira investir, sugiro que possa sempre realizar pesquisas antes de realizar o gasto. É importante analisar se a compra à vista será vantajosa e que não te deixará descapitalizado para as outras necessidades. Como a maioria dos brasileiros compram na emoção, o cuidado com o uso dos recursos poderá te ajudar, e ao invés de gerar mais desconfortos, você poderá ter uma tranquilidade maior. Se ligue em nossas dicas!
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.