Wanda Chase lançaria livros sobre Axé Music e cultura baiana este ano
Informação foi confirmada pela também jornalista Carollini Assis, amiga de Wanda Chase
Por Juana Castro.
A jornalista Wanda Chase, que morreu na última quarta-feira (2), aos 74 anos, lançaria dois livros ainda este ano. A informação foi confirmada pela amiga e colega de profissão Carollini Assis, co-autora das obras, nesta sexta-feira (4), durante o velório de Wanda, no Cemitério Campo Santo, bairro da Federação, em Salvador.
Segundo Carol, Wanda escrevia um livro sobre a própria trajetória e outro sobre os 40 anos da Axé Music. O segundo título abordaria o movimento musical a partir da perspectiva de memória da jornalista, desde sua chegada à Bahia, vinda de Manaus. Algumas entrevistas já haviam sido gravadas e os textos estavam em fase de redação final.
Ao Aratu On, Carollini contou que conheceu Wanda Chase em 2010, quando recebeu da colega as malas emprestadas para uma viagem a Cuba. A partir desse encontro, nasceu uma amizade que se estendeu por mais de uma década. “Era minha amiga, minha confidente, uma grande inspiradora, tanto no trabalho quanto na vida pessoal”, disse. Ela destacou o aprendizado com Wanda em temas como respeito ao próximo, identidade negra e uma militância "que vai muito além do discurso”.
“Agora é tentar respirar um pouco para continuar esse trabalho, fazer valer a nossa amizade e tudo o que a gente construiu juntas”, afirmou Carollini Assis.
Velório de Wanda Chase
Sob aplausos e ao som de música percussiva. Assim que o caixão com o corpo da jornalista Wanda Chase saiu da capela do Cemitério Campo Santo, em Salvador, na tarde desta sexta-feira (4). O empresário e agitador cultural Clarindo Silva e o cantor e multi-instrumentista Carlinhos Brown fizeram a condução, ao passo que integrantes da Banda Didá, do Olodum e do Ilê Aiyê acompanharam o cortejo até o crematório.
A cerimônia começou às 13h e reuniu amigos, familiares, colegas de profissão, artistas e representantes da cultura afro-baiana. Estiveram presentes para prestar as últimas homenagens nomes como a cantora Gilmelândia, Vovô do Ilê, o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, e jornalistas como Giácomo Mancini, Patrícia Nobre, Andrea Silva, Ana Valéria, Thiago Mastroiani, Gustavo Castelucci, Georgina Maynart, Tarsila Alvarindo, Naiá Braga, Luana Assis, Casemiro Neto, Silvana Freire e Léo Sampaio.
Morte de Wanda Chase
Wanda Chase morreu na quarta-feira (2), vítima de um aneurisma dissecante da aorta. Ela deu entrada na terça-feira (1º) no Hospital Teresa de Lisieux, em Salvador, após sentir-se mal. Foi submetida a uma cirurgia de urgência, mas não resistiu e faleceu na unidade de saúde.
Natural de Manaus, Wanda construiu sua carreira jornalística na Bahia, onde se tornou referência em coberturas de festas populares, especialmente o Carnaval. Atuou por 27 anos na TV Bahia, e também teve passagens pela TV Aratu, TVE e pelo portal Ibahia.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).