Velório de Wanda Chase é marcado por homenagens e emoção em Salvador

Caixão com corpo da jornalista Wanda Chase foi levado sob aplausos e ao som de percussão

Por Juana Castro.

Sob aplausos e ao som de música percussiva. Assim que o caixão com o corpo da jornalista Wanda Chase saiu da capela do Cemitério Campo Santo, em Salvador, na tarde desta sexta-feira (4). O empresário e agitador cultural Clarindo Silva e o cantor e multi-instrumentista Carlinhos Brown fizeram a condução, ao passo que integrantes da Banda Didá, do Olodum e do Ilê Aiyê acompanharam o cortejo - tocando percussão - até o crematório. 

Wanda Chase morreu aos 74 anos, em Salvador

Brown reforçou a importância de Wanda para a música negra baiana. "Éramos invisíveis", declarou. "Ela não apenas nos comunicou bem, como nos fez fortes. Tem um legado importante, com muita clareza, para o Brasil inteiro. Foi quem melhor alertou sobre o poder das ancestralidades, de conjunção que a cultura negra tem, a partir do que nós fazemos na Bahia", continuou o artista. "Sempre digo que ela é a grande voz de [Mãe Hilda de] Jitolu e tudo o que o Ilê proporciona. Ela chegou antes como ativista, já comunicadora, e virou essa mulher incrível que nós só temos a agradecer", concluiu.

Carlinhos Brown e Clarindo Silva conduziram caixão de Wanda Chase | Foto: Juana Castro/Aratu On

Clara Souza, da Banda Didá e neta de Neguinho do Samba, ressaltou a importância da presença do grupo na despedida. "Quando nós passamos por um momento difícil, ela nos apoiou e estava ali para nos olhar e nos prestigiar além das câmeras”, afirmou. "É de suma importância homenagear essa mulher que tem um legado e uma história muito linda. Eu sou neta de Neguinho do Samba, criador da Didá e do samba-reggae, que era um grande amigo dela, então estamos também representando ele", completou.

Banda Didá homenageou Wanda Chase durante velório da jornalista | Foto: Juana Castro/Aratu On

Fundador do Ilê Aiyê e amigo da jornalista, Vovô do Ilê disse que a tinha como uma "amiga-irmã" e que os dois tinham uma relação "antiga e muito forte". "Quando conheci Wanda, ela trabalhava na afiliada de Recife. Quando vinha para Salvador, ficava hospedada no Curuzu, na casa de minha tia", contou.

"Ela veio para uma cidade muito racista e se tornou um ícone na reportagem. Foi muito importante no momento que a gente estava começando o movimento dos blocos afro, o MNU [Movimento Negro Unificado]. Era uma voz que a gente podia contar", destacou Vovô, acrescentando que a representatividade de Wanda "inspirou o surgimento de novos jornalistas que mostraram a cara preta da Bahia". 

A cerimônia começou às 13h e reuniu amigos, familiares, colegas de profissão, artistas e representantes da cultura afro-baiana. Estiveram presentes para prestar as últimas homenagens nomes como a cantora Gilmelândia, o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, e jornalistas como Giácomo Mancini, Patrícia Nobre, Andrea Silva, Ana Valéria, Thiago Mastroiani, Gustavo Castellucci, Georgina Maynart, Tarsilla Alvarindo, Naiá Braga, Luana Assis, Casemiro Neto, Silvana Freire e Léo Sampaio.

Morte de Wanda Chase

Wanda Chase morreu na quarta-feira (2), vítima de um aneurisma dissecante da aorta. Ela deu entrada na terça-feira (1º) no Hospital Teresa de Lisieux, em Salvador, após sentir-se mal. Foi submetida a uma cirurgia de urgência, mas não resistiu e faleceu na unidade de saúde.

Natural de Manaus, Wanda construiu sua carreira jornalística na Bahia, onde se tornou referência em coberturas de festas populares, especialmente o Carnaval. Atuou por 27 anos na TV Bahia, e também teve passagens pela TV Aratu, TVE e pelo portal Ibahia.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.