Empresas usam a Realidade Virtual para impactar seus clientes
Empresas usam a Realidade Virtual para impactar seus clientes
Na busca de fixar sua marca na cabeça dos consumidores e expor seus produtos e serviços de forma mais inovadora, empresas buscam investir na tecnologia de ponta dos Vídeos em 360 graus e em Realidade Virtual para fidelizar e atrair novos clientes.
Não pense que a realidade virtual é apenas utilizável em games. Se você tem essa impressão, está tremendamente enganado. Atualmente a realidade virtual pode ser utilizada em ações de marketing por pequenas, médias e grandes empresas que estejam em busca de aumentar suas vendas ou gerar engajamento, através da imersão dos vídeos 360.
Segundo dados de pesquisa da Global Web Index, feita à nível internacional e lançada este ano, é apontado que 1 em cada 2 pessoas que se interessam em assistir filmes, está ansiosa para colocar as mãos na tecnologia de realidade virtual. E em torno de 6 de 10 pessoas, dos 16 aos 34 anos, está interessada no tema ?realidade virtual?, ou seja, não existe mais como negar que essa é uma tecnologia que desperta muito interesse e curiosidade nas pessoas.
Com esse cenário, as empresas vêm querendo inovar na maneira com que apresentam seus produtos ou serviços. Mesmo que em forma de vídeo institucional, a fim de mostrar como funciona algum tipo de linha de produção dentro da fábrica, mostrar com a inovadora junção do 3D com vídeos em 360 graus um empreendimento imobiliário, ou até mesmo apresentar como é o dia a dia dos colaboradores dentro da empresa. Cada vez mais torna-se necessário a busca por uma forma diferenciada de apresentar o conteúdo proposto, se possível, da forma mais interessante possível.
Algumas agências de publicidade estão investindo forte nesse tipo de divulgação e publicidade. ?Vendo esse nicho inexplorado, além de captações de vídeos 360 onde as empresas podem divulgar esses filmes interativos no Youtube e Facebook, nós criamos estações modulares de realidade virtual, que permitem levar um novo tipo experiência aos seus clientes nas ativações, sendo elas em feiras, eventos, congressos, simpósios e lançamento de produto. As empresas estão em busca de levar experiências únicas e marcantes ao seu consumidor o tempo todo?, conta Fabio Costa, CEO da agência Casa Mais 360, pioneira em ativações de realidade virtual com vídeos em 360 graus na cidade de São Paulo.
A estação modular citada acima, se trata de um local estilizado de acordo com a ação de marketing do cliente, onde o público-alvo interage com a campanha em realidade virtual, geralmente utilizando os óculos Samsung Gear VR ou OculusRift, que são acoplados ao seu rosto, juntamente com o fone de ouvido potente, que deixe o expectador numa situação totalmente imersiva. O mesmo vídeo transmitido nos óculos é exibido numa televisão que fica acoplada na parte superior da estação, possibilitando assim que as pessoas que estão na fila consigam ver a interação que está ocorrendo, atraindo assim, a atenção e dando um pequeno preview do que o expectador está assistindo nos óculos de realidade virtual.
Esse tipo de ação tem obtido ótimos resultados na relação cliente/marca. A tecnologia de realidade virtual possibilita a criação de conteúdos mais personificados, fazendo com que o cliente sinta parte do conteúdo e vivencie a experiência, como se ele estivesse lá. Isso tudo acontece enquanto a Realidade Virtual ainda está engatinhando, você consegue imaginar o futuro das campanhas de marketing com a evolução desse tipo de tecnologia?