Dia do Trabalhador é feriado nacional? Saiba quem pode folgar
Apesar do caráter nacional, o feriado não garante folga a todos os trabalhadores
Por Da Redação.
O Dia do Trabalhador, celebrado em 1º de maio, será marcado por feriado nacional com possibilidade de folga prolongada. O governo federal decretou ponto facultativo na sexta-feira (2), conforme edição extra do Diário Oficial da União (DOU) publicada na última segunda-feira (28).
A decisão permite que órgãos públicos avaliem a adoção da emenda, prática que também pode ser adotada por empresas da iniciativa privada, a critério de cada gestão.
+ ICMBio divulga resultado provisório da prova discursiva nesta quarta-feira
+ iFood anuncia reajuste a motoboys abaixo do pedido em protesto
Apesar do caráter nacional, o feriado não garante folga a todos os trabalhadores. Profissionais de setores considerados essenciais — como saúde, segurança, telecomunicações, transporte coletivo e energia elétrica — podem ser convocados normalmente. O artigo 70 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) garante, nesses casos, a compensação por meio de folga ou pagamento em dobro.
A CLT estabelece que o trabalho em feriados é, em regra, proibido, mas admite exceções. “Se houver Convenção Coletiva de Trabalho, acordo feito entre sindicatos e empregadores, que defina o trabalho nessas condições, o funcionário também pode ser escalado para trabalhar”, aponta o texto legal.
Origem e significado da data
O 1º de maio é reconhecido mundialmente como data de mobilização dos trabalhadores. A escolha remonta aos protestos iniciados em 1886, nos Estados Unidos, por melhores condições de trabalho. Hoje, a data é feriado oficial em 157 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), incluindo o Brasil.
Em 2024, o Dia do Trabalhador completou 100 anos como marco internacional das lutas por direitos trabalhistas. No contexto brasileiro, especialistas destacam os desafios atuais relacionados à informalidade e à geração de empregos.
Próximos feriados em 2025
O calendário de 2025 prevê outros feriados nacionais que poderão ser estendidos por decisões administrativas. Dois deles caem em quintas-feiras:
-
20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra;
-
25 de dezembro, Natal.
O Corpus Christi, celebrado em 19 de junho (quinta-feira), é ponto facultativo e poderá ser emendado com a sexta-feira (20) para servidores públicos. A portaria com o cronograma foi publicada ainda em 2024 e é assinada pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. Segundo o documento, as datas devem ser seguidas por “órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional”, sem prejudicar os serviços essenciais.
Calendário de feriados nacionais e pontos facultativos em 2025:
Feriados nacionais:
-
1º de maio (quinta-feira) – Dia do Trabalhador
-
7 de setembro (domingo) – Independência do Brasil
-
12 de outubro (domingo) – Nossa Senhora Aparecida
-
2 de novembro (domingo) – Finados
-
15 de novembro (sábado) – Proclamação da República
-
20 de novembro (quinta-feira) – Dia da Consciência Negra
-
25 de dezembro (quinta-feira) – Natal
Pontos facultativos:
-
19 de junho (quinta-feira) – Corpus Christi (emenda com 20 de junho)
-
28 de outubro – Dia do Servidor Público (comemorado em 27 de outubro, segunda-feira)
-
24 de dezembro (quarta-feira) – Véspera de Natal (após as 13h)
-
31 de dezembro (quarta-feira) – Véspera de Ano Novo (após as 13h)
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).