2 de Julho como feriado nacional? Governo estuda proposta

O presidente Lula enviou ao Congresso Nacional um projeto de lei que torna o 2 de Julho como feriado nacional

Por Lucas Pereira.

A data do 2 de Julho, dia da Independência do Brasil na Bahia, pode deixar de ser uma data estadual e virar um feriado nacional. Ao menos é o que diz o projeto de lei encaminhado ao Congresso Nacional pelo presidente Lula, nesta terça-feira (1).

O presidente Lula enviou ao Congresso Nacional um projeto de lei que torna o 2 de Julho como feriado nacional. Foto: Camila Souza/GovBA

Em postagem feita nas redes sociais, Lula, que vai participar das celebrações do 2 de Julho em Salvador, escreveu: "É verdade que D. Pedro fez o grito da Independência, todo mundo sabe disso, mas pouca gente sabe que foi no dia 2 de julho de 1823 que, na Bahia, os baianos conseguiram fazer com que os portugueses voltassem para Portugal definitivamente".

Após diversas lutas ocorridas no território baiano, a Batalha de Pirajá, ocorrida em 2 de Julho de 1823, quando os portugueses foram finalmente expulsos do território brasileiro. Diversas figuras populares como Maria Quitéria, General Labatut, Corneteiro Lopes e Joana Angélica foram alçados como heróis da independência.

Programação do 2 de Julho

Nesta quarta-feira (2), a programação em Salvador terá atividades cívicas ao longo do dia, para além do tradicional desfile que ocorre entre a Lapinha e o Campo Grande, a partir das 8 horas. O presidente Lula se junta ao cortejo cívico na altura do Convento da Soledade, e Jerônimo acompanha a caminhada até o Pelourinho, prevista para chegar às 11h30.

Feriado de 2 de Julho: veja o que abre e fecha em Salvador e RMS

O presidente Lula vai participar dos festejos do 2 de Julho. Foto: GovBA

 

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.