2 de Julho: veja programação dos 202 anos da Independência da Bahia
Ana Paula Matos destacou a importância do 2 de Julho: “É uma celebração que une o civismo e a cultura, reforçando nossas raízes e identidade”
Por Da Redação.
A Prefeitura de Salvador anunciou, nesta sexta-feira (27), a programação das comemorações do 2 de Julho, que em 2025 marca os 202 anos da Independência da Bahia. Com o tema “Eu sou o 2 de Julho”, o evento terá 11 dias de atividades culturais e cívicas em diversos pontos da cidade.
A primeira solenidade do 2 de Julho já aconteceu: Cachoeira foi capital da Bahia na última quinta-feira (25). Agora os festejos seguem em solo soteropolitano, nos dias 28 e 29 de junho com o espetáculo de dança "Ao Pé do Caboclo" na Praça do Campo Grande, e contam com organização da Secretaria da Cultura (Secult).
“O 2 de Julho é um momento importante porque marca, de fato, a Independência da Bahia e até do país. É uma comemoração que traz questões históricas, e o mais importante é a multidão indo para as ruas com o sentimento do quanto fomos importantes para ajudar o Brasil a chegar na posição de autonomia. É uma festa cívica muito importante mas, junto com ela, há cultura, o fortalecimento das nossas raízes”, pontuou Ana Paula Matos, chefe da Secult.
Leia mais: Em coletiva do 2 de Julho, Ana Paula assume possibilidade de sair do PDT
No dia 30, ocorre a inauguração do "Pátio 2 de Julho" no Forte de São Pedro. O dia 1° de julho terá celebração religiosa na Catedral da Sé, assinatura de convênio no IGHB e a chegada do Fogo Simbólico em Pirajá, seguida de show do Cortejo Afro.
O ponto alto acontece no dia 2 de julho, com alvorada às 6h, hasteamento de bandeiras às 8h no Largo da Lapinha, desfile cívico a partir das 9h, o tradicional "Quebradaum da Independência" no Pelourinho às 11h, e o acendimento da pira do Fogo Simbólico no Campo Grande às 16h.
A programação segue até 13 de julho com o Baile da Independência no dia 3, show de Gerônimo no dia 4, homenagens aos ancestrais e a Volta da Cabocla no dia 5, além da Festa de Labatut entre 11 e 13 de julho em Pirajá, encerrando com missa solene na Igreja de São Bartolomeu.
Leia mais: Com 2 de Julho no radar, Lula planeja maratona de viagens para melhorar popularidade
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).