Inscrições para Rainha do Carnaval 2026 começam na próxima segunda-feira

As incrições para o Concurso da Rainha do Carnaval vão da próxima segunda-feira (5) até 24 de janeiro

Por Da redação.

Agora que já é 2026, o baiano está entrando oficialmente em clima de Carnaval. Em Salvador, os tamborins começam a esquentar com a abertura das inscrições para o tradicional Concurso da Rainha do Carnaval, que seguem entre a próxima segunda-feira (5) e o dia 24 de janeiro. A vencedora do ano passado, Cris de Ipirá, conversou com o Aratu On durante o Carnaval de 2025, quando celebrou a folia baiana: "O Carnaval está maravilhoso demais! As pessoas estão energizadas com o pensamento de se divertir".

As candidatas devem se inscrever exclusivamente pelo site oficial do concurso, onde também estão disponíveis a ficha de inscrição e o regulamento. Com quase um século de história, iniciado na década de 1930, o concurso chega à edição de 2026 celebrando a diversidade cultural com o tema “Bahia de Todos os Sambas”, reunindo beleza, tradição e compromisso social no coração da maior festa popular do planeta.

Eleitas em 2026, a Rainha e as Princesas assumirão o papel de representantes das mulheres, levando mensagens de respeito. | Foto: Divulgação

Podem participar mulheres maiores de 18 anos, com estatura mínima de 1,65 metro, que estejam cursando o ensino médio ou superior. No ato da inscrição, é necessário apresentar carteira de identidade original e cópia, duas fotografias — uma de rosto e outra de corpo inteiro em traje de banho — além de atestado de escolaridade, com no mínimo o 2º grau incompleto.

A seleção das finalistas ocorrerá em data a ser definida pela coordenação do concurso. As candidatas desfilarão com figurino alusivo ao tema escolhido e também em biquíni. Os valores dos prêmios destinados à Rainha do Carnaval, à Primeira Princesa e à Segunda Princesa serão divulgados antes da final.

Cris de Ipirá, Rainha do Carnaval de 2025. | Foto: Divulgação

Eleitas em 2026, a Rainha e as Princesas assumirão o papel de representantes das mulheres, levando mensagens de respeito, empoderamento, igualdade e valorização feminina, utilizando a visibilidade do Carnaval como instrumento de conscientização e transformação social.

Há 34 anos, a realização do concurso é de responsabilidade do Fórum Internacional de Comunicação de Ecologia e Turismo (Ficet), entidade que mantém o compromisso com a valorização da cultura, da comunicação e das causas sociais ligadas ao turismo e à identidade baiana.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.