Bem-estar animal é o segredo para uma carne de qualidade
O estresse é apontado por especialistas como um dos grandes vilões e fator preponderante para a produção de carnes qualidade de inferior.
Atualmente, uma das grandes preocupações dos criadores de carne, a nível mundial, é o bem-estar animal. O estresse é apontado por especialistas como um dos grandes vilões e fator preponderante para a produção de carnes qualidade de inferior. Nesse contexto, o bom aproveitamento da matéria-prima está diretamente ligada ao manejo do criatório.
Empresa baiana especializada na produção e comercialização de carnes, a Boi Dourado tem em sua filosofia as práticas inerentes ao bem estar animal. Situada, no município de Muquém do São Francisco, na microrregião de Barra e mesorregião do Vale São-Franciscano da Bahia, a empresa tem toda sua logística voltada nesse sentido.
"Aqui na Boi Dourado, os animais são acondicionados de forma estratégica, em um ambiente anti-estresse. Nossos currais possuem piso antiderrapante com gados devidamente selecionados por tamanhos, espaço necessário e sem aglomeração. É um ambiente perfeito com animais bem tranqüilos, dieta hídrica por 12 horas antes do abate, o que é importante para a hidratação e coloração da carne", explica o gerente de compras da empresa, Rogério Rios.
Nesse sentido, a proximidade entre a fazenda e o frigorífico é apontada como um dos diferencias da empresa: "Fazemos o transporte dos nossos animais em um raio de 350 km, completando esse trajeto em no máximo até sete horas. A intenção é que ele chegue com antecedência à planta frigorífica ganhando em hidratação e relaxamento. Essa preocupação da Boi Dourado vem desde o mapeamento das fazendas. Hoje, através de alguns parceiros e fornecedores, conseguimos fazer o rastreio dos animais, desde a sua origem, o nascimento até o abate. Nossa intenção é a de sempre levar uma carne de qualidade ate o consumidor", acrescenta Rios.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!