Variedades

Consultoria lança estudo analisando perfis dos consumidores baianos

Abordagem multimétodo considerou variáveis socioeconômicas, demográficas e comportamentais

Por Juana Castro

Consultoria lança estudo analisando perfis dos consumidores baianosDiego Oliveira, CEO da Youpper | Foto: reprodução/redes sociais

Um estudo que analisa os consumidores baianos foi lançado neste mês pela Youpper Insigths, empresa de consultoria de inteligência em pesquisa, comunicação, marketing e educação. Intitulada "Olhares da Bahia", o estudo utilizou uma abordagem multimétodo para capturar insights qualitativos e quantitativos, além de variáveis socioeconômicas, demográficas e comportamentais.


A pesquisa  está estruturada em três pilares: documental (desk research), olhar perceptual (cartografia comportamental + tríades e olhar percentual) e pesquisa quantitativa. De acordo com o CEO da Youpper, o professor e cientista de dados Diego Oliveira, também colunista do Aratu On, foi preciso adotar uma abordagem multimétodo para alcançar uma compreensão mais abrangente e aprofundada do estudo.


Em campo, foi apurado o olhar para o entendimento de quem são as pessoas correspondentes aos nove pilares da pirâmide, segmentando seus consumidores não apenas segundo critérios etários e renda, mas também de acordo com seu poder de influência, comportamento e consumo dentro e fora da comunidade periférica que residem.


"Cada pessoa é muito além do que se vê. Dentro da pirâmide, existem vários formatos de opinião que possuem vínculo muito forte com vários assuntos e, por isso, viram referência dentro dos seus círculos. Dado seu alto envolvimento com o tema, eles antecipam o novo e os traduzem para seus grupos. Pesquisar os formadores comunitários é, portanto, uma forma de enxergar no presente alguns comportamentos que serão massivos no futuro", explica Oliveira.


OLHARES DA BAHIA


O estudo é realizado por meio da combinação entre a pesquisa documental, compreendendo uma revisão bibliográfica, ancorada em três pilares: na Antropologia e na Sociologia do consumo e dos efeitos nos seus sujeitos; nos estudos e considerações acerca da interface consumidor, cidadão, vínculos e conteúdo; e nos estudos de recepção (pesquisas feitas na Academia e dados secundários de diversas fontes disponíveis e online).

De acordo com Diego Oliveira, os dados do estudo "Olhares da Bahia" serão divulgados conforme a demanda do cliente. Mais informações podem ser acessadas no site oficial e no Instagram da Youpper.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.