Variedades

Morro de São Paulo recebe evento de Pesca Oceânica nesta sexta e sábado

Morro de São Paulo recebe evento de Pesca Oceânica nesta sexta e sábado

Por Da Redação

Morro de São Paulo recebe evento de Pesca Oceânica nesta sexta e sábado divulgação

Os amantes da pesca esportiva em água salgada já podem comemorar. Nesta sexta-feira (1º/11) e sábado (2/11), Morro de São Paulo recebe 15 equipes, com 6 pescadores cada, para competir a primeira etapa da Temporada Baiana de Pesca Oceânica do Yacht Clube da Bahia. A disputa, que acontece nos dois dias entre 6h e 17h horas, tem saída da Praia da Gamboa.


A expectativa para o evento é grande. A competição é a única da modalidade autorizada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura na Bahia, que fica ainda mais atrativa durante a alta temporada, entre outubro e dezembro. Nesta época, as águas quentes trazem outras espécies de peixes para a costa.


A competição, realizada pelo clube há mais de 50 anos, aconteceu em Cairu pela primeira vez em 1994. Nesta edição, terá uma novidade: a participação da lancha Realeza, comandada por Carlos Cunho, é a primeira equipe de Morro de São Paulo a competir. A premiação, acompanhada pelo público, acontece logo após o final da pesca do último dia.


Este é o primeiro entre os três eventos do Yatch Clube da Bahia apoiados pela Prefeitura de Cairu, através da Secretaria de Turismo, que irá acontecer no município-arquipélago de Cairu durante o verão 2019-2020. “A região de Morro tem um enorme potencial para prática de esportes náuticos e a Prefeitura de Cairu abraçou também a Regata de Vela de Oceano e o desafio de Canoagem. Essa parceria é muito importante pra gente por se tratar de um destino conhecido no país todo, o que atrai atletas de outros estados para as nossas competições”, comenta Luis Pato, gerente geral de esportes do Yacht Clube da Bahia.


A competição é democrática e de fácil acesso, por aceitar a participação com embarcações de qualquer tipo e tamanho. Isso facilita a entrada de novos competidores na Bahia e o incentivo à prática do esporte. Em média, 15 a 20 equipes participam regularmente dos torneios capitaneados pelo Yacht Clube da Bahia.


Pesca consciente


Com foco na preservação das espécies, os campeonatos têm sido cada vez mais rígidos nas regras, incentivando a prática do “pesque e solte”, que tem como premissa a devolução dos peixes fisgados ao mar ainda com vida. No caso da captura de peixes de bico, a equipe só pontua se apresentar filmagens que comprovem que o animal foi pescado e devolvido ao mar com vida. A expectativa para 2020 é que este processo aconteça em todas as categorias de pescados. Nesta edição, a orientação para os peixes de costeira, que são embarcados e pesados, é que não sejam doados ou comercializados.


LEIA MAIS: Ministro Gilmar Mendes manda soltar Garotinho e Rosinha; casal cumpre medidas cautelares


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.