Variedades

LADO HUMANO: Quando a solidariedade transpõe a tragédia e transforma pequenos gestos em amor

LADO HUMANO: Quando a solidariedade transpõe a tragédia e transforma pequenos gestos em amor

Por Heloísa Gomes

LADO HUMANO: Quando a solidariedade transpõe a tragédia e transforma pequenos gestos em amorFoto: Nelson Almeida/AFP

Em tempos difíceis, apesar da onda de intolerância que tem afogado o mundo, ainda é possível depositar esperança na humanidade. Nos momentos trágicos gestos fraternos submergem e trazem à tona sentimentos puros como amor, empatia, respeito e, principalmente, solidariedade.


O futebol é uma paixão para além das quatro linhas, uma metáfora da vida. Neste jogo muitos corações se unem pelo amor ao esporte, aos clubes. A tragédia acabou com o sonho de uma equipe corajosa, de pessoas cheias de planos, mas provocou um mar de afeto em um país dividido.


A dor une.


Grandes tragédias sempre trazem momentos de reflexão sobre a fragilidade da vida e do quanto tempo desperdiçaram com coisas mínimas. Por isso, o Aratu Online listou SETE situações de comoção que provocaram gestos de solidariedade provando que o mundo ainda é um lugar bacana e que podemos acreditar nas pessoas.


O mundo ainda tem jeito.


1  – #FORÇACHAPE


A tragédia envolvendo a queda do avião que levava a delegação da Chapecoense e profissionais da imprensa para a primeira partida pela Sul-americana, na Colômbia, comoveu o mundo e atos solidários começaram a surgir. Nas redes sociais o assunto mais comentado foi o acidente e a tag #ForçaChape, que esteve em primeiro lugar nos trendings topics mundiais durante todo o dia. Além do ambiente virtual, muitos torcedores do time foram até o estádio do clube orar pelas vítimas e pelos sobreviventes. Todos os principais clubes brasileiros se manifestaram e demonstraram solidariedade, além de pensar em ações para reerguer a Chape, como: empréstimo de jogadores para os próximos campeonatos, imunidade de três anos para a Chapecoense e o campeão brasileiro, Palmeiras pediu licença para jogar a última partida contra o Vitória com a camisa do time de Chapecó (SC).


Autoridades decretaram luto e monumentos prestaram homenagem com a iluminação verde. A cor do clube.


monumentos-homenagem

Cristo Redentor (RJ), Elevador Lacerda (Salvador), Torre Eiffel (Paris) e Torre Colpatria (Bogotá).


2  – PRAY FOR MARIANA


Em novembro de 2015, a maior tragédia socioambiental da história brasileira deixou rastros de lama na cidade de Mariana (MG), após o rompimento da barragem do Fundão. Muitas pessoas morreram e tantas outras ficaram desabrigadas. A cidade ficou completamente destruída. Mas o Brasil inteiro se mobilizou na arrecadação de donativos, batendo recorde de doações.


Toneladas de alimentos, agasalhos e outros foram encaminhados para a cidade, a ponto das autoridades pedirem para que as doações fossem interrompidas. A mobilização foi internacional, várias empresas também ofereceram apoio às vítimas, apesar da instituição responsável pelo desastre não ter dado o amparo suficiente para as vítimas.


ac_donativos-para-desabrigados-apos-rompimento-de-barragem-em-mariana-mg_07112015002-850x565

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil


3 – PRAY FOR HAITI


O furacão Mathew devastou o Haiti, pelo menos 90% de algumas áreas foram completamente destruídas e mais de 900 pessoas morreram, mais de 1 milhão de pessoas foram afetadas.


Além de campanhas nas redes sociais e comoção mundial, gestos como o da cantora colombiana Shakira que doou 15 milhões de dólares para ajudar a reconstruir o país. A artista tem uma relação próxima com a região e já havia ajudado em outra ocasião trágica em 2010. Além dela várias pessoas se mobilizaram com doações de alimentos e cobertores para os desabrigados.


05575146

Rastro de destruição deixado no Haiti.


4 – PRAY FOR ORLANDO


Quarretna e nove pessoas morreram e outras 53 ficaram feridas quando um atirador americano, de origem afegã, de 29 anos, abriu fogo no interior de uma conhecida boate gay em Orlando, na Flórida.


O atentado chocou o mundo por tamanha crueldade e intolerância. Grandes atos e protestos foram realizados ao redor do mundo em solidariedade às vítimas e seus familiares. Monumentos também foram iluminados com as cores do arco-íris em homenagem a bandeira gay, aos mortos e feridos.


Foto: David Mcnew - Reuters

Foto: David Mcnew – Reuters


5 – INCÊNDIO BOATE KISS


O incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria (RS) provocou a morte de 242 em 2013. Essa tragédia comoveu todo o país. A cidade é pequena e muitos jovens estavam no local. O acidente mobilizou pessoas mundialmente que manifestaram apoio às vítimas e orações para os sobreviventes.


Muitas missas foram realizadas e atos simbólicos em diversas partes do país demonstraram o tamanho da solidariedade dos brasileiros em situações tão difíceis como essa. Profissionais de diversas áreas se voluntariaram para auxiliar os familiares das vítimas. Com o país inteiro de luto, um gesto simples emocionou profundamente a todos, a distribuição de abraços para homenagear as 242 vítimas do incêndio.


boate-kiss-jpeg

Estudantes distribuíram abraços em homenagem às vítimas.


6 – Enchente Santa Catarina


Trinta mil pessoas foram afetadas em 97 municípios de Santa Catarina por causa da forte chuva no sul do Brasil em 2015. Cerca de 7 mil casas foram danificadas ou destruídas, deixando 1.790 desabrigados (que tiveram as casas destruídas) e 2.933 desalojados (que tiveram de deixar a casa temporariamente).


Algumas cidades precisaram decretar estado de emergência: Abelardo Luz, Agronômica, Angelina, Caxambu do Sul, Chapadão do Lageado, Chapecó, Dona Emma, Itajaí, Ituporanga, Lebon Régis, Papanduva, Presidente Getúlio, Quilombo, Rio do Sul, Salete, São Cristóvão do Sul e Trombudo Central, localizadas principalmente nas regiões do oeste, meio-oeste e Vale do Itajaí.


Com a grande proporção da tragédia, o país mais uma vez se uniu para ajudar as pessoas que foram atingidas pela enchente e donativos chegaram de diversas regiões do país.


Área alagada de Blumenau.

Área alagada de Blumenau.


7 – PRAY FOR PARIS


Em 2015, uma série de atentados deixou os parisienses aterrorizados e o mundo inteiro consternado com a onda de ataques terroristas. Superando a tragédia do Charlie Hebdo, no mesmo ano.


Campanhas em redes sociais demonstravam o sentimento de tristeza das pessoas, em vários países manifestações foram organizadas em solidariedade as vítimas. Autoridades se manifestaram e artistas se pronunciaram sobre a tragédia.


cats

Manifestações em homenagem aos mortos dos atentados em Paris.


Sim, o mundo ainda tem jeito.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.