Variedades

VOTA BAHIA: Na reta final, candidatos miram ACM Neto em debate na TV Aratu

VOTA BAHIA: Na reta final, candidatos miram ACM Neto em debate na TV Aratu

Por Da Redação

VOTA BAHIA: Na reta final, candidatos miram ACM Neto em debate na TV Aratufalse

Os candidatos à prefeitura de Salvador compareceram à sede da TV Aratu nesta quinta-feira (29/9), para participar de mais uma debate promovido pela emissora e pelo portal Aratu Online, com foco nas eleições municipais que serão realizadas no próximo domingo (2/10).


Mediado pelo apresentador Casemiro Neto, o evento contou com a presença de Alice Portugal (PCdoB), Pastor Sargento Isidorio (PDT), Fábio Nogueira (PSOL) e Claudio Silva (PP). Convidado, o atual prefeito ACM Neto, que lidera as pesquisas, não compareceu.


E foi justamente ele o principal alvo das críticas de seus oponentes, que apontaram o que consideram falhas na administração da cidade, conduzida pelo grupo político de Neto nos últimos quatro anos. Confira os principais momentos:


PRIMEIRO BLOCO: Críticas a ACM Neto e principais propostas de governo


No primeiro bloco, os candidatos responderam sobre quais benefícios a população terá em caso da vitória de cada um deles. Claudio Silva usou a sua experiência à frente da Sucom como exemplo de suas qualidades administrativas. Além disso, prometeu investir em saúde, reduzir impostos e gerar 50 mil empregos.


Já Fábio Nogueira atacou ACM Neto, convocando-o a explicar o fato de o seu patrimônio ter, segundo ele, mais do que dobrado nos últimos quatro anos (passou de R$ 13 milhões para R$ 28 milhões). Nogueira afirmou ainda que Neto comanda uma administração que peca pela falta de transparência e democracia e de liderar a capital nacional do desemprego.


Alice Portugal disse que ACM Neto fez uma opção nos seus quatro anos à frente de Salvador: governar para os ricos. De acordo com ela, a atual administração maquiou cartões postais e relegou áreas como saúde e segurança a segundo plano.


Por fim, o Pastor Sargento Isidorio criticou a corrupção instalada em todos os setores da política nacional. Com um perfil diferente do tradicional, o candidato “brindou” os telespectadores ao cantar uma versão do seu jingle “Agora é a vez do doido” ao vivo durante a sua participação inicial.


SEGUNDO BLOCO: Candidatos respondem às perguntas dos eleitores e debatem ideias


No segundo bloco, todos tiveram que responder às perguntas feitas por eleitores. O material foi previamente gravado e exibido durante o debate. Questionado sobre o UBER (serviço de transporte alternativo aos táxis), Isidorio disse que se trata de uma questão social e que está aberto ao debate, mas ressaltou que o tema não pode ser pretexto para a violência. Comentando o tema, Alice disse que os “uberistas” não podem trabalhar sem pagar impostos. De acordo com ela, Salvador tem o pior trânsito do Brasil, o sétimo pior do mundo e que, apesar disso, a atual administração optou por instalar uma “indústria de multas”, ao invés de encarar o problema de frente.


Provocada a responder sobre os comerciantes, Alice apontou que em sua administração não haverá o serviço do famoso “rapa”. A candidata garantiu que aqueles que pretendem vender os seus produtos de forma autônoma terão o seu espaço garantido e respeitado pela fiscalização. Claudio Silva pontuou que o comerciante informal será cadastrado e terá áreas de trabalho delimitadas.


O terceiro assunto a entrar em pauta foi a educação. Claudio Silva prometeu investir na área, não só na parte estrutural, mas também nos salários dos professores e dos outros profissionais que trabalham no setor. Outro ponto citado foi a aproximação da escola com a sociedade, para que todos se sintam parte do processo educativo. Fábio Nogueira sinalizou que a educação foi “abandonada na gestão de ACM Neto”. De acordo com o candidato, ao contrário da administração atual, ele pretende “dialogar” com os professores e aumentar os investimentos.


Os impostos foram o tema final questionado pelos eleitores. Fábio Nogueira apontou “o sofrimento” causado pela atual política, classificada como “predatória” e sinalizou que a tendência é que o atual prefeito mantenha e aumente esse processo, a exemplo do crescimento no valor do IPTU que, segundo ele, “é muito caro”. Isidorio disse que ACM Neto trata Salvador como se fosse “a casa dele, a cobertura” e prometeu aplicar uma política de isenção de impostos para setores específicos que podem impulsionar a economia.


TERCEIRO BLOCO: Educação, Saúde, Transparência, Emprego e Turismo


Alice e Isidorio abriram o primeiro bloco discutindo a saúde com mais profundidade. O deputado contou um pouco sobre a sua experiência no combate às drogas. Ele apontou a importância da família nesse processo e alertou para a importância de profissionalizar os dependentes químicos, que devem ser reinseridos à sociedade. A candidata citou a dificuldade que a população tem para conseguir marcar uma consulta na capital baiana, citando a responsabilidade da administração de ACM Neto, que estaria fazendo obras primárias na cidade.


Os dois seguiram o debate voltando os holofotes para a educação. Alice disse que situação de Salvador é “dramática”. “Estamos lá atrás nos índices, juntos a Aracaju e Maceió”. Segundo ela, são mais de 100 mil crianças em idade de creche abandonadas. Isidorio disse que dará às escolas da capital um padrão militar que, segundo ele, é um “modelo de excelência” que deve ser copiado e ampliado.


Claudio Silva explicou como serão aplicados os recursos em sua administração. Em sua fala, o candidato garantiu que não dará margens a questionamentos: “todos saberão onde e como o dinheiro foi aplicado”. Fábio apontou que é preciso “ter coragem” para administrar uma cidade como Salvador e prometeu um governo totalmente diferente do atual se for eleito.


O desemprego também foi novamente discutido. Fábio prometeu investir no turismo, descentralizando recursos e gerando empregos para a cidade. Segundo ele, ao contrário de ACM Neto, é necessário que o gestor “goste menos de cimento e mais de povo”, respeitando as manifestações culturais típicas de nossa cidade. Claudio concordou, apontando que é preciso tornar real um modelo de economia compatível com o perfil dos estrangeiros que vem à cidade. “São pessoas que gastam pouco, mas continuamente”. Para Claudio, é necessário investir em pequenos pontos de comércio e rede hoteleira, que se adequem a esse contexto.


QUARTO BLOCO: Promessas de governo, discursos e considerações finais


Em suas considerações finais, os candidatos apontaram, de forma breve, quais são os seus focos e jeitos de governar se venceram as eleições do próximo domingo.


Isidorio prometeu se cercar de pessoas competentes, que o ajudarão a administrar a cidade. “Nem chifre sozinho você leva, precisa de alguém pra colocar a galha”, ironizou.


Alice questionou: “A cidade da felicidade chegou para você?”. A candidata convocou os eleitores a questionarem a administração municipal e se disse pronta para assumir o papel de protagonismo na capital.


Fábio Nogueira também voltou a criticar ACM Neto e prometeu governar junto ao povo, de forma democrática, “enfrentando com coragem e com o povo nas ruas”, os problemas da cidade.


Por fim, Claudio Silva disse que as suas propostas estão ganhando eco em toda a sociedade e que essa resposta é a garantia de que haverá segundo turno nas eleições municipais de Salvador. “Isso é fundamental para que o debate continue”.


Com as propostas colocadas na mesa, agora é com você, eleitor.


Por: Diorgenes Xavier


Foto: Divulgação Aratu Online


*Publicada originalmente às 12h34


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.