Férias em Salvador: revista lista vinte programas imperdíveis, concorda?
Férias em Salvador: revista lista vinte programas imperdíveis, concorda?
Ela é a terceira cidade mais populosa do Brasil, com 2,9 milhões de habitantes. Destino de turistas praticamente o ano inteiro, Salvador torna-se ainda mais vibrante no verão ? para esta temporada, calcula-se que o número de visitantes cresça aproximadamente 15% em relação ao ano passado, segundo a Secretaria de Turismo Municipal.
Quem chega à capital baiana nessa época sente logo de cara um clima de festa, seja no Centro Histórico, repleto de igrejas, ateliês e museus, ou à beira-mar, nas areias fervilhantes de suas praias. Nesse eixo, há uma porção de programas clássicos a serem explorados e outros que fogem da mesmice.
A revista Veja listou 20 programas imperdíveis na capital baiana, você concorda? O que está faltando na lista feita pela revista paulista? Que lugar você indicaria como ponto obrigatório para turistas e também soteropolitanos? Vale gastronomia, diversão, cultural e passeios ao ar livre.
Confira as dicas e axé!
1. Experimentar uma refeição de raiz africana: o restaurante Ajeum da Diáspora recebe, somente aos domingos (13h/17h), trinta comensais para uma refeição de inspiração africana.
2. Contemplar os orixás do Dique do Tororó.
3. Curtir uma sessão de massagem à beira-mar no Jardim de Alah, Costa Azul.
4. Tirar o pé do chão em um ensaio de Carnaval.
5. Saborear o acarajé mais famoso da cidade em Cira no bairro de Itapuã.
6. Conhecer a casa onde moraram Jorge Amado e Zélia Gattai no Rio Vermelho.
7. Provar uma moqueca baiana de primeira no restaurante Donana em Brotas.
8. Explorar os quatro andares do mais novo point cultural de Salvador: O Lálá Multiespaço tem movimentado a cena cultural da cidade e fica no Rio Vermelho.
9. Comer ao ar livre na Feira da Cidade, sem local fixo ? Farol da Barra, Parque da Cidade, Praça Ana Lúcia Magalhães e Rio Vermelho são pontos frequentes onde cerca de cinquenta cozinheiros preparam receitas que custam, em média, R$ 15,00.
10. Visitar o mais antigo museu da Bahia: o Museu de Arte da Bahia na Avenida Sete de Setembro
11. Caminhar na orla da Barra: o trecho que se estende do Porto ao Farol ganhou um calçadão que é um convite a caminhadas e recebe todo domingo o projeto Ruas de Lazer.
12. Comprar artesanato criativo: de ambiente despojado, a loja Dona Xica e Seu Liberatto fica no Rio Vermelho.
13. Pedir uma porção de lambreta: o molusco extraído dos mangues tem lugar cativo na mesa dos bares de Salvador, entre eles o premiado Don Papito.
14. Admirar as obras de Auguste Rodin: afrescos, vitrais italianos e o piso de ipê com pastilhas e marchetaria já valem a visita à portentosa mansão de 1912 que abriga o Palacete das Artes ? Rodin Bahia.
15. Assistir a uma apresentação de atabaques na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos no Pelourinho.
16. Ver o pôr do sol ao som de jazz: o Museu de Arte Moderna ? MAM é um programa indispensável, seja por suas exposições temporárias ou por seu acervo fixo, com obras de Carybé, Tunga e Siron Franco. Aos sábados, a área externa do centro cultural, com vista para Baía de Todos-os-Santos, fica concorrida a partir das 18h por causa da famosa JAM no MAM.
17. Passar uma tarde em Itapuã: tão cantada por Caymmi e Vinicius, a praia é referência de paisagem na cidade.
18. Renovar o guarda-roupa sem torrar o cartão: a megaestrutura do Outlet Premium Salvador reúne em um único endereço mais de 100 marcas, desde moda feminina, masculina, infantil, fitness, calçados, óticas até peças de decoração.
19. Comer no melhor restaurante bom e barato da capital: O La Taperia tem pratos assinados pelo chef José Morchon, natural de Valladollid, na Espanha.
20. Saborear uma boa massa no Pasta em Casa no bairro mais boêmio de Salvador, Rio Vermelho.