Mesmo com possível chapa sem MDB, Geraldo Jr. descarta retorno à oposição
Na Lavagem do Bonfim, vice-governador Geraldo Jr. afirma que 'não trabalha com especulações'
Por, João Tramm e Júlia Naomi.
O vice-governador da Bahia, Geraldo Jr. (MDB), descartou a possibilidade de retornar à oposição caso o MDB perca espaço no governo. A declaração foi feita ao Aratu On, em meio à tradicional caminhada da Lavagem do Bonfim, nesta quinta-feira (15), em Salvador. (Vídeo abaixo).

As especulações em torno da nova composição da chapa nas eleições 2026 ganharam novos contornos após uma reunião de aproximação entre o deputado federal Diego Coronel (PSD) e o governador Jerônimo Rodrigues (PT). Nos rumores, o PSD entraria na vice-governadoria e o MDB perderia protagonismo.
Geraldo Jr., no entanto, descarta as suposições e defende a unidade do governo. "Eu não trabalho com especulações. Nós estamos bem acolhidos por esse grupo político. Nós fazemos parte desse grupo político liderado pelo governador Jerônimo Rodrigues".
Em seguida, destaca o alinhamento com o governo federal e critica a oposição. "Aqui, diferentemente do grupo político do opositor, [não] é um projeto de ordem pessoal. Aqui é um projeto de ordem política, de Estado, de governo, de ações de governo, com a união e reconstrução do país com o presidente Lula e, aqui na Bahia, eu ao lado do governador Jerônimo Rodrigues".
Entrevista a Geraldo Jr. na Lavagem do Bonfim
ACM Neto não descarta diálogo com MDB caso partido rompa com Jerônimo
Em meio às ilações sobre a mudança de base liderada pelo Partido dos Trabalhadores, ACM Neto (União Brasil) não descarta diálogo com MDB caso partido rompa com Jerônimo.
A fala foi feita durante entrevista coletiva realizada na Lavagem do Bonfim, na Igreja da Conceição da Praia. O líder da oposição no estado chegou acompanhado, nesta manhã de quinta-feira (15), do prefeito de Salvador Bruno Reis (União) e outras lideranças da direita da Bahia.

Questionado sobre a possibilidade de o MDB migrar para a oposição, ACM Neto foi cauteloso, mas deixou a porta aberta. “O MDB pode vir caso rache? Eu não sei. A chapa só vai ser discutida em março", declarou.
Jerônimo afirma que 'não tira ninguém do páreo sem conversar'
Também durante a Lavagem do Bonfim, nesta quinta-feira (15), o governador Jerônimo Rodrigues (PT), comentou sobre a reunião recente com o deputado federal Diego Coronel. De acordo com o chefe do Executivo estadual, o encontro foi para traçar um 'plano de tranquilidade'.
Jerônimo declara que o a reunião teve como objetivo fortalecer a unidade do grupo político e buscar soluções internas sem rupturas. A relação com o PSD está em debate desde quando o senador Angelo Coronel vinha sendo descartado para acomodar o desejo da chapa puro-sangue, com Rui Costa (PT), Jaques Wagner (PT) e Jerônimo Rodrigues (PT).

De acordo com o governador, o encontro serviu para construir um ambiente de diálogo e estabilidade dentro da base aliada. “A reunião com Diego foi para a gente traçar um plano de tranquilidade, para construir um movimento de fortalecimento do nosso time e da nossa união. A liderança é do senador Coronel, que pediu para mediar esse encontro entre nós”, afirmou.
Jerônimo destacou que ainda há prazo para negociações e que nenhum integrante do grupo será deixado de fora das articulações. “Nós não entramos de fato nos temas, mas temos tempo para continuar trabalhando e encontrar uma saída que coloque todo mundo. Quando a gente diz que não tira ninguém do páreo sem conversar, é porque a gente faz os devidos compromissos. Vamos sentar e encontrar essa saída”, completou.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).