Fatura de água ganha novos elementos visuais; confira funções
Mudanças na fatura de água e esgoto visam aumentar transparência e segurança
Por Júlia Naomi.
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) iniciou a emissão de faturas de água e esgoto com novos elementos visuais durante o mês de janeiro, com o objetivo de oferece mais transparência, segurança e praticidade aos baianos.

Fatura de água ganha novo QR Code
Agora, é possível conferir a presença de um novo QR Code, que direciona para a nota fiscal do serviço prestado pela empresa, além de outras informações da nota como site para consulta e chave de acesso. A mudança transforma a conta em um DANFe, ou seja, um Documento Auxiliar de Nota Fiscal de Água e Saneamento Eletrônica.
O QR Code para pagamento via PIX, que se consolidou como a principal forma de pagamento escolhida pelos clientes da Embasa em 2025, continua presente na parte inferior da fatura, e passa a ser acompanhado de informações adicionais, como o CNPJ da Embasa e o banco recebedor (Citibank). Conferir estes detalhes ajuda o cliente a se proteger contra golpes.

“Ao reunir, em um único documento, a conta de água e/ou esgoto e o DANFe, a Embasa amplia o acesso às informações do serviço prestado e reforça o comprometimento com a melhoria contínua da experiência do cliente”, celebra o presidente da Embasa, Gildeone Almeida.
Clientes devem manter cadastro na Embasa atualizado
Para evitar divergência de dados e rejeição da Nota Fiscal, a Embasa alerta para a necessidade manter o cadastro junto à empresa atualizado, principalmente em relação ao nome e CPF/CNPJ, conforme consta na Receita Federal.
Para atualizar o cadastro, basta acessar o Atendimento Virtual ou ir a um dos pontos de atendimento presenciais.
2026 começa sem custo extra na conta de luz
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta terça-feira (23) que 2026 terá início sem custo adicional na conta de energia elétrica para os consumidores brasileiros. Em janeiro, será aplicada a bandeira tarifária verde, que não prevê acréscimos na tarifa.
De acordo com a agência reguladora, a decisão foi tomada mesmo com o início do período chuvoso abaixo da média histórica. Segundo a Aneel, nos meses de novembro e dezembro houve, de forma geral, manutenção do volume de chuvas e dos níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas em todo o país, o que garantiu condições favoráveis para a geração de energia.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).