Veja como economizar água durante suspensão de abastecimento na Bahia
Antecipar tarefas e armazenar o recurso em recipientes limpos são algumas das dicas de como econimizar água
Por Lucas Pereira.
Com a interrupção do abastecimento de água em Salvador e outras 12 cidades, a partir de terça-feira (5), é preciso adotar um consumo consciente durante o período sem o recurso. A Embasa listou algumas dicas de como economizar água enquanto não há normalização do serviço.
Apesar da previsão de normalização do serviço ser no mesmo dia, há locais em que o fornecimento de água demora 48 horas para voltar. Entre as principais recomendações estão a reserva prévia de água em recipientes limpos e bem vedados, e o uso econômico do recurso, priorizando atividades essenciais como alimentação, higiene pessoal e limpeza básica.
Confira as dicas de como economizar e armazenar água:
- Armazene água nos dias anteriores em baldes, garrafões e vasilhames limpos e tampados.
- Antecipe atividades como lavagem de roupas, faxina, limpeza de quintal e carro.
- Planeje o uso da água guardada, priorizando necessidades básicas.
- Economize durante o banho e escovação dos dentes, mantendo a torneira fechada.
- Reutilize sempre que possível: a água da máquina de lavar, por exemplo, pode ser usada na limpeza da casa.
A Embasa reforça que, com medidas simples e planejamento, é possível reduzir os impactos da interrupção e garantir maior tranquilidade durante o período de suspensão temporária do fornecimento.
Interrupção do abastecimento de água
A partir das 3h da madrugada de terça-feira (5), vai haver grande operação de manutenção e melhorias técnicas nos sistemas de abastecimento que recebem água da barragem de Pedra do Cavalo, segundo a Embasa. Para viabilizar os serviços, será necessária a suspensão temporária do fornecimento em diversos municípios baianos.
+Pousada é flagrada com “gato de água” em Senhor do Bonfim
O abastecimento de água será interrompido em: Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho, Candeias, São Francisco do Conde, Madre de Deus, parte de São Sebastião do Passé (Maracangalha), Santo Amaro, Saubara, Terra Nova, Coração de Maria, Conceição do Jacuípe e Amélia Rodrigues.
Com previsão de conclusão ainda na noite do mesmo dia, a operação exigirá um período adicional de até 48 horas para o restabelecimento completo da distribuição, tempo necessário para o enchimento gradual de adutoras, reservatórios e redes, até que a pressão nas tubulações seja normalizada.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).