Dia de São Jorge: missas e caminhada celebram Santo Guerreiro em Salvador

Uma programação especial foi elaborada para o dia festivo

Por Da Redação.

Nesta quarta-feira, 23 de abril, é dia de homenagear o Santo Guerreiro, como é conhecido São Jorge. Em Salvador, a Paróquia dedicada ao santo, fica no Caminho de Areia, Cidade Baixa.

No local, uma programação especial foi elaborada para este dia festivo. A primeira missa teve início às 8h, mas desde as 5h30, uma alvorada com fogos anunciou o começo das celebrações.

Ao longo do dia, acontece, ainda: uma missa às 13h; em seguida, às 16h, caminhada em louvor a São Jorge, com saída do Largo de Roma em direção à igreja, onde haverá a Benção do Santíssimo; e missa festiva, às 19h, presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Salvador Dom Marco Eugênio de Almeida.

Foto: Ilustração | Pexels

Quem foi São Jorge?

Jorge, cujo nome de origem grega significa “agricultor”, nasceu na Capadócia, por volta do ano 280, em uma família cristã. Transferiu-se para a Palestina, onde se alistou no exército de Diocleciano. Em 303, quando o imperador emanou um edito para a perseguição dos cristãos, Jorge doou todos os seus bens aos pobres e, diante de Diocleciano, rasgou o documento e professou a sua fé em Cristo. Por isso, sofreu terríveis torturas e, no fim, foi decapitado.

De mártir a Santo guerreiro

Os cruzados contribuíram muito para a transformação da figura de São Jorge de mártir em Santo guerreiro, comparando a morte do dragão com a derrota do Islamismo.

Com os Normandos, seu culto arraigou-se profundamente na Inglaterra, onde, em 1348, o rei Eduardo III instituiu a “Ordem dos Cavaleiros de São Jorge”. Durante toda a Idade Média, a sua figura tornou-se objeto de uma literatura épica, que concorria com os ciclos bretão e carolíngio.

Paroquia de São Jorge em Salvador. Foto: Reprodução | Google Maps

LEIA MAIS: Velório do papa Francisco é aberto na Basílica de São Pedro

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.