Onça-pintada suspeita de atacar caseiro no Pantanal é capturada
A onça-pintada foi localizada após três dias de buscas e o uso de cerca de 10 armadilhas
Por Da Redação.
A Polícia Militar Ambiental (PMA) capturou na madrugada desta quinta-feira (24) a onça-pintada que teria atacado e matado o caseiro Jorge Ávalo, 60 anos, na região de Touro Morto, Pantanal de Aquidauana. O animal, um macho de 94 quilos, foi localizado após três dias de buscas e o uso de cerca de 10 armadilhas.
O felino foi encaminhado ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) para avaliação veterinária. Em vídeo divulgado pela PMA, a onça aparece monitorada com equipamentos que medem frequência cardíaca e temperatura, além de um acesso venoso para sedação, se necessário.
"Vamos levar esse animal para o centro de reabilitação e tentar entender o que aconteceu. Dá para ver que o animal está bem magro", disse um dos integrantes da equipe de resgate.
Caso
Jorge Ávalo, que trabalhava em uma fazenda na região, morreu na última segunda-feira (21) após um ataque de onça-pintada. Vestígios do corpo, encontrados na terça-feira (22), confirmaram a ocorrência.
"Verificou-se que realmente tinha vestígio de um humano atacado pelo animal, com pegadas grandes que identificamos de uma onça", afirmou o coronel da PMA José Carlos Rodrigues.
Durante as buscas, a onça foi avistada próxima ao local do ataque. Um dos agentes chegou a ser ferido pelo animal. As operações foram dificultadas pelo nível elevado dos rios Miranda e Aquidauana, alagados devido às chuvas.
Testemunhas relataram que o mesmo felino já havia sido visto próximo à residência de Jorge em fevereiro. A PMA segue investigando as circunstâncias do caso.
Com informações do SBT News
LEIA MAIS: Creatinas: Anvisa divulga resultados sobre análise em suplementos
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).