Conclave: morte do Papa reacende interesse por filme; veja semelhanças
Filme 'Conclave' foi indicado ao Oscar 2025 e está disponível em plataforma de streaming
Por Da Redação.
A morte do papa Francisco, aos 88 anos, nesta segunda-feira (21), aumentou o interesse pelo filme "Conclave", que já figurava entre os mais vistos do Prime Video. A obra, embora de ficção, retrata com precisão diversos aspectos do processo sucessório papal.
Entre os elementos reais representados no longa estão o confinamento dos cardeais na Domus Sanctae Marthae, local onde realmente se hospedam e fazem refeições durante o Conclave, e o processo de votação na Capela Sistina, sob a obra "Juízo Final", de Michelangelo. Assim como na vida real, os eleitores são proibidos de usar celulares ou ter contato externo, e os votos são queimados ao fim de cada rodada - com fumaça branca indicando a escolha de um novo papa.
+ Conclave: entenda como funciona a escolha de um novo papa
+ Arcebispo de Salvador é um dos sete brasileiros que estarão no conclave
Também condiz com a realidade o papel do camerlengo, que administra o Vaticano durante a "Sé Vacante". Hoje, esse cargo é ocupado pelo cardeal irlandês Kevin Joseph Farrell, enquanto no filme é representado pelo personagem de Ralph Fiennes.
Outro acerto do longa é o ritual pós-morte: o quarto do papa é lacrado e o anel papal destruído. Francisco, que liderou a Igreja por quase 12 anos, já havia simplificado os rituais fúnebres e anunciado publicamente, em 2024, que seus preparativos estavam concluídos.
Veja trailer:
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).