Conta de luz fica mais cara em maio após Aneel acionar bandeira amarela
Segundo a Aneel, a mudança da bandeira tarifária de verde (vigente desde dezembro) para amarela, com o aumento no valor da conta de luz, ocorre devido à redução das chuvas no país,
Por Lucas Pereira.
A conta de luz ficará mais cara no mês de maio após a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informar que a bandeira tarifária vigente no período será a amarela. Dessa forma, haverá uma cobrança extra de R$ 1,885 para cada 100 kWh consumidos.
Segundo a Aneel, a mudança da bandeira tarifária de verde (vigente desde dezembro) para amarela ocorre devido à redução das chuvas no país, em razão da transição do período chuvoso para o período seco do ano. As previsões de chuvas e vazões nas regiões dos reservatórios para os próximos meses ficaram abaixo da média.
Com o fim do período chuvoso, a previsão de geração de energia proveniente de hidroelétrica piorou, o que nos próximos meses poderá demandar maior acionamento de usinas termelétricas, que possuem energia mais cara.
Conta de luz mais cara na Bahia
Desde o dia 22 de abril deste ano, um outro reajuste entrou em vigor para os consumidores baianos. Isso porque a Neoenergia Coelba, empresa responsável pela distribuição na Bahia, aumentou a tarifa das contas na seguinte proporção:
- Consumidores de baixa tensão (maioria residencial): 1,88%;
Clientes de alta tensão (como indústrias e comércios de médio e grande porte): 2,53%.
Na ocasião, a Coelba explicou que, do montante pago na conta de luz, 34,47% correspondem à aquisição e transmissão de energia. Os impostos, abrangendo encargos setoriais e tributos, equivalem a 33,30% do total. Já a distribuidora retém 32,22%, valores utilizados para custear a operação, manutenção, gestão dos serviços e realização de investimentos.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).