Falta de energia afeta abastecimento de água em cidades do interior da Bahia

Moradores enfrentam interrupções no fornecimento desde o início de abril; Embasa cobra solução da Neoenergia Coelba

Por Da Redação.

Cidades do interior da Bahia, especialmente na região do Sisal, estão enfrentando sérios problemas de abastecimento de água devido a constantes interrupções no fornecimento de energia elétrica nas estações de bombeamento do sistema Pedras Altas/Sisa, operado pela Neoenergia Coelba. Desde o dia 8 de abril, a oferta de água tem sido feita de forma reduzida e intermitente, afetando diretamente cerca de 176 mil habitantes.

Falta De Energia Afeta Abastecimento De Água Em Cidades Do Interior Da Bahia

Os municípios atingidos incluem Mairi, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Quixabeira, Capela do Alto Alegre, Pintadas, Capim Grosso, Nova Fátima, Gavião, São Domingos, Valente, Ichu, Candeal e Pé de Serra. Nestas localidades, os moradores têm lidado com a escassez de água provocada pela instabilidade no fornecimento de energia elétrica, essencial para o funcionamento das estações de bombeamento.

De acordo com informações da Embasa, as ocorrências de falhas no fornecimento de energia — seja por cortes totais ou pela baixa qualidade do serviço — já somam mais de 60 horas de interrupção, causando impacto direto na regularidade do abastecimento de água.

Em nota, a Embasa informou que tem cobrado da Neoenergia Coelba a regularização imediata do serviço, ressaltando que o fornecimento de água, ao contrário da energia elétrica, leva mais tempo para ser normalizado. Isso ocorre porque é necessário restabelecer os níveis dos reservatórios e pressurizar as tubulações antes que a água volte a alcançar os imóveis.

A companhia reforça o apelo para que a população use a água de forma racional, especialmente aquela armazenada em reservatórios domiciliares, até que o abastecimento pleno possa ser retomado nas áreas afetadas.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.