Em meio a apagões, Coelba prevê reajuste para conta de luz na Bahia

Aneel aprovou um reajuste médio de 2,05% nas tarifas, que entra em vigor no próximo dia 22

Por Da Redação.

Baianos de diversas regiões do estado relataram instabilidade no sistema da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) ao longo de todo o dia. Em meio às reclamações, um anúncio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aumentou ainda mais a insatisfação: a energia elétrica ficará mais cara. O reajuste médio de 2,05% nas tarifas praticadas pela empresa começará a valer no próximo dia 22.

 Foto: Marcello Casal | Agência Brasil

Além das falhas no fornecimento, a atuação da Coelba também é criticada em municípios do estado, como Cairu e Valença — principais acessos à Ilha de Boipeba — que vêm enfrentando problemas recorrentes da má distribuição de energia. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) criticou publicamente a concessionária, chegando a classificá-la como “irresponsável”.

Segundo a Aneel, o aumento para consumidores cativos atendidos em baixa tensão — maioria residencial — será de 1,88%. Já para os clientes de alta tensão, como indústrias e comércios de médio e grande porte, o reajuste será de 2,53%.

A Coelba explicou que, do montante pago na conta de luz, 34,47% correspondem à aquisição e transmissão de energia. Os impostos, abrangendo encargos setoriais e tributos, equivalem a 33,30% do total. Já a distribuidora retém 32,22%, valores utilizados para custear a operação, manutenção, gestão dos serviços e realização de investimentos.

Nas redes sociais, consumidores têm utilizado as plataformas para falar sobre as falhas nos serviços prestado pela empresa. Veja:

Leia Mais: Aratu Agora exibe denúncia de morador contra ação da PM em Camaçari

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.