Três linhas complementares irão operar neste sábado em Salvador

Três linhas do Stec vão operar no Terminal Campinas de Pirajá, em Salvador, a partir deste sábado (11); os usuários do sistema de transporte terão acesso a diversas regiões

Por Laraelen Oliveira.

Três linhas do Sistema de Transporte Complementar (Stec) vão operar no Terminal Campinas de Pirajá a partir deste sábado (11), de acordo com a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). São elas a L111 - Baixa do Fiscal/Lobato x Terminal Campinas/Brasilgás, L210 - Terminal Campinas x Aeroporto e L509 - Terminal Campinas x Itapuã. As linhas vão operar diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 5h às 20h. 

+Assista, ao vivo, aos programas do SBT no Aratu On

Em Salvador, existe um terminal de ônibus e metrô chamado Terminal Campinas, localizado no bairro de Campinas de Pirajá/Foto: Divulgação / CTB

Linhas Complementares do Terminal Campinas 

Através dessas linhas, os usuários do sistema de transporte terão acesso a regiões como Avenida Paralela, Avenida Pinto Aguiar, Sussuarana, entre outras localidades. “Com a entrega do Terminal, pudemos trazer estes novos atendimentos para a região. Isso é fruto de diálogo com a comunidade, sempre feito com transparência, escuta ativa e participação social”, explica o secretário de Mobilidade, Pablo Souza. 

Linha L111

A linha L111 será passante, ou seja, não terá o terminal como base, além de ter um intervalo de 15 minutos. A linha sairá do Terminal Baixa do Fiscal e passará pela Rua Luiz Maria, Avenida Suburbana, ruas Almirante Tamandaré, Mourão de Sá, BR-324 e marginal da BR-324, chegando ao Terminal Campinas.

Na volta, a linha vai passar pela Rua da Bolívia, Avenida Aliomar Baleeiro, Estrada Velha de Ipitanga, Br-32, marginal da BR-324, BA-528, Viaduto de Paripe, ruas Almirante Mourão de Sá e Almirante Tamandaré Avenida Suburbana, chegando ao Terminal Baixa do Fiscal. 

Linha L210 

A linha L210 – Terminal Campinas x Aeroporto terá intervalo médio de 20 minutos e vai sair do Terminal, passando pela Rua da Bolívia, Avenida Aliomar Baleeiro, Rua da Somália, avenidas Cardeal Avelar Brandão Vilela e Ulysses Guimarães, 5ª avenida do CAB, 1ª avenida do CAB, viaduto do CAB, avenidas Paralela, Pinto de Aguiar, Octávio Mangabeira, Dorival Caymmi e São Cristóvão, chegando ao Aeroporto. 

Na volta, a linha vai passar pela Travessa Santos Dumont (rua das locadoras), Avenida Santos Dumont, retorno, Rua Meire Teixeira do Nascimento, Rua Doutor Gerino Souza Filho, BA-099, avenidas São Cristovão, Octavio Mangabeira, Pinto de Aguiar e Paralela, 4ª avenida do CAB, avenidas Ulysses Guimarães, Cardeal Avelar Brandão Vilela, Aliomar Baleeiro, Rua da Bolívia, viaduto da Brasilgás e marginal da BR-324, chegando ao Terminal Campinas.

Linha L509

Já a L509 – Terminal Campinas x Itapuã terá intervalo médio de 30 minutos. A linha vai sair do Terminal e passará pela Rua da Bolívia, Avenida Aliomar Baleeiro, Rua da Somália, BR-324, Avenida 29 de Março, ruas Celika Nogueira, Dr. Jorge Costa Andrade e Presidente Médici, Largo Vitor Augusto Meier, Rua Cel. Azevedo, Rótula da Caj. 5, Rua Dep. Herculano Menezes, Rótula da Caj. 8, Estrada da Paciência, Rótula da Feirinha, Estrada do Coqueiro Grande, Rua Fernando Caldas, avenidas Aliomar Baleeiro, São Cristovão, Dorival Caymmi, e Octavio Mangabeira, ruas Beijupirá, Sub Oficial Gildo Z. Pistolato e Sargento Renato Santos, Avenida Octavio Mangabeira e Rua Aristides Milton, chegando ao Largo de Cira, em Itapuã.

No contexto baiano, STEC significa Subsistema de Transporte Especial Complementar/Foto: Divulgação/ Secom-PMS

Na volta, a linha vai passar pela Rua Aristides Milton, avenidas Dorival Caymmi e São Cristóvão, BA-526, Rua Boquira, viaduto em frente ao Salvador Norte Shopping, Avenida São Cristóvão, Rua Lauro de Freitas, 1ª travessa 3 de Maio, Avenida Aliomar Baleeiro, Estrada do Coqueiro Grande, Rua Fernando Caldas, Praça Regina Guimarães, Rua Fernando Caldas, Estrada do Coqueiro Grande, Rótula da Feirinha, Avenida Eng. Raymundo Carlos Nery, Rua Aníbal Maia Sampaio, Avenida Jorge Calmon, Praça Regina Guimarães, Rua Dep. Herculano Menezes, Rótula da Cajazeira 5, Rua Cel. Azevedo, Largo Vitor Augusto Meier, ruas Presidente Médici, Dr. Jorge Costa Andrade e Dr. Oswaldo José Leal, Avenida 29 de Março, BR-324 e marginal da BR-324, chegando ao Terminal Campinas.

A linha 1800 - Terminal Campinas x Rua Oscar Seixas/Dique do Cabrito começou a operar na quinta-feira (9) e dará atendimento direto da comunidade para o Terminal. “A linha chegou para atender aos anseios da comunidade, especialmente dos moradores da Rua Oscar Seixas, que pediam um atendimento para um terminal. São ônibus novos, com ar-condicionado, para dar mais conforto aos usuários”, afirma o secretário de Mobilidade.

Segurança, economia e avanço na mobilidade de Salvador

Além das novas linhas para o Terminal Campinas, Salvador tem recebido outras novidades que priorizam a segurança, economia e avanço para a mobilidade da capital baiana. No setor de segurança, será implantado um sistema de monitoramento noturno em pontos de ônibus da cidade, funcionando entre 20h e 5h, como parte do projeto Abrigo Amigo. A iniciativa pretende reforçar a sensação de segurança para usuários do transporte público.

Já no setor de economia, apesar de ainda não ter entrado em vigor, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou o Ministério dos Transportes a prosseguir com o projeto que suspende a obrigatoriedade dos Centros de Formação de Condutores (CFCs), conhecidas como autoescolas, a meta do projeto é reduzir o custo em até 80%.

Por fim, na questão do avanço, as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana avançaram mais uma etapa com o início do descarregamento dos primeiros três mil metros de trilhos que serão utilizados no Trecho 2 do sistema, que ligará Paripe a Águas Claras.

Leia também: Haddad prevê tarifa zero para a reeleição de Lula em 2026

Leia também: Tarifa da travessia Salvador-Vera Cruz vai ficar mais barata

Leia também: Suspensão de ônibus por causa de violência afetou 33 bairros em Salvador

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.