Nova linha de ônibus com saída do Terminal Campinas entra em circulação
Nova linha de ônibus com saída do Terminal Campinas entra em circulação, nesta quinta-feira (09); o transporte vai ligar diretamente o Dique do Cabrito, a Rua Oscar Seixas e o Alto do Cabrito ao metrô
Por Laraelen Oliveira.
A nova linha de ônibus 1800 - Terminal Campinas x Oscar Seixas/Dique do Cabrito entrou em operação na manhã desta quinta-feira (9). O transporte tem o objetivo de melhorar a mobilidade para os moradores da região de Pirajá, do Alto do Cabrito e lugares próximos. O serviço foi criado pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Mobilidade (Semob), começou a circular com saída do Terminal Campinas de Pirajá, que fica ao lado da estação de metrô de mesmo nome.
+Assista, ao vivo, aos programas do SBT no Aratu On
A nova linha vai funcionar das 5h às 21h20 em dias úteis e aos sábados, atende a uma antiga reivindicação dos moradores. A partir de agora, os ônibus passam a ligar diretamente o Dique do Cabrito, a Rua Oscar Seixas e o Alto do Cabrito ao metrô, encurtando distâncias e trazendo mais segurança para quem depende do transporte público todos os dias.
De acordo com o secretário de Mobilidade, Pablo Souza, a criação da linha 1800 simboliza uma conquista coletiva. “A linha chega para atender aos anseios da comunidade, especialmente dos moradores da Rua Oscar Seixas, que pediam um atendimento para um terminal. Serão ônibus novos, com ar-condicionado, para dar mais conforto aos usuários”, afirmou.
Importância do Terminal Campinas
O gestor destacou ainda que o início da operação marca um avanço no sistema de transporte da cidade. “Esse é um momento histórico para Salvador, porque também marca a inauguração do Terminal Campinas de Pirajá, uma demanda antiga das comunidades do entorno. É um atendimento importante que beneficia toda a região do Alto do Cabrito e de Pirajá. Essa é a 43ª linha implementada este ano, cumprindo o compromisso do prefeito Bruno Reis de reforçar o transporte público da capital”, disse o secretário.
As novas linhas vão ampliar a integração e as opções de deslocamento para os usuários da região. Os três novos trajetos serão a linha L111 – Baixa do Fiscal/Lobato – Terminal Campinas/Brasilgás; L210 – Terminal Campinas/Brasilgás – Aeroporto e L509 – Terminal Campinas/Brasilgás – Itapuã. A novidade representa um marco importante para a entidade, já que é a primeira vez que o sistema STEC é ligado diretamente a uma estação de metrô.
Cerca de 20 outras linhas já atendem à região e serão gradualmente integradas à circulação interna do novo terminal. A medida amplia as opções de deslocamento para bairros como Sussuarana, Paralela, Baixa do Fiscal e Avenida Pinto de Aguiar, aproximando ainda mais a população dos principais eixos de transporte da cidade.
Transporte de Salvador
Neste último mês Salvador obteve um destaque em relação a sua mobilidade pública. Será implementado na capital baiana um sistema de monitoramento noturno em pontos de ônibus da cidade, funcionando entre 20h e 5h, como parte do projeto Abrigo Amigo. Esse projeto está previsto para chegar apenas em 2027 e sua iniciativa pretende reforçar a sensação de segurança para os usuários do transporte público durante o período em que muitos abrigos ficam mais desertos.
Apesar da implementação de um novo sistema de monitoramento e a nova linha de ônibus para o Terminal Campinas, Salvador sofre com as ocorrências de violência, que têm interrompido a circulação dos transportes públicos em trinta e três bairros da cidade.
Leia também: Haddad prevê tarifa zero para a reeleição de Lula em 2026
Leia também: Tarifa da travessia Salvador-Vera Cruz vai ficar mais barata
Leia também: Abrigos de ônibus do Jardim Federação são substituídos após deterioração
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).