Trânsito no Comércio é alterado nesta quinta devido ao show de Leo Santana

Devido ao show do cantor Léo Santana, nesta quinta-feira, o trânsito na região do Comércio será alterado pela Transalvador

Por Lucas Pereira.

O trânsito no Comércio, em Salvador, será alterado nesta quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra, devido ao show do cantor Leo Santana, que acontece na Praça Maria Felipa. As modificações feitas pela Transalvador tem duração estimada entre às 12h de quinta e a 01h de sexta (21).

  Devido ao show do cantor Léo Santana, nesta quinta-feira, o trânsito na região do Comércio será alterado pela Transalvador. Foto: Google Maps

Conforme informações da autarquia de trânsito, o tráfego de veículos será interditado na Avenida da França (via da direita, no trecho entre o semáforo do Galpão 3 da Codeba e o Terminal Turístico Náutico da Bahia), na Rua da Bélgica (sentido Vale do Canela), na Praça Maria Felipa e na Avenida Lafayete Coutinho (sentido Vale do Canela, no trecho entre a Praça Maria Felipa e o retorno em frente ao Monumento Mário Cravo).

Nesse mesmo período, o tráfego de veículos será desviado da Avenida Lafayete Coutinho (sentido Comércio) para a Rua da Conceição da Praia.

A partir das 12h, serão instaladas Barreiras Móveis (BM) nas seguintes vias:

BM 01 - Av. Lafayete Coutinho / Museu de Arte Moderna - MAM;

BM 02 – Av. Lafayete Coutinho / Trapiche / Igreja da Conceição;

BM 03 - Av. Lafayete Coutinho / Rua da Conceição da Praia (retorno em frente à Capitania dos Portos da Bahia) – Material;

BM 04 - Av. da França / Semáforo do Galpão 3 da Codeba - Doca 03.

Às 12h, Barreiras Fixas (BF) e Barreiras Semifixas (BSF) serão instaladas nos seguintes pontos:

BF 01 - Ladeira da Preguiça / Rua Visconde de Mauá;

BF 02 - Ladeira da Montanha / Ladeira da Conceição da Praia;

BF 03 - Rua da Conceição da Praia / Av. Lafayete Coutinho (retorno Monumento Mário Cravo);

BSF 01 - Rua Forte de São Pedro / Rua Gamboa de Cima – proibição de tráfego para ônibus e caminhões;

BSF 02 - Viaduto do Menininha Gantois - Parte Alta / Av. Santa Rita – sentido Contorno.

Os condutores vindos da Cidade Baixa com destino ao Centro poderão seguir pela Avenida da França, utilizando a via da esquerda, e acessar a Rua da Bélgica, Avenida Estados Unidos, Praça da Inglaterra, Rua Pinto Martins, Ladeira da Montanha e Praça Castro Alves.

Dia da Consciência Negra

Para quem está pesquisando, a resposta é sim. O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, é feriado nacional obrigatório em todo o país. A medida foi oficializada com a sanção da Lei 14.759/2023, em dezembro de 2023, incluindo a data no calendário de todos os estados e municípios brasileiros.

Também chamada de Dia Nacional de Zumbi, pois marca a morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, a data já era observada anteriormente como feriado ou ponto facultativo em seis estados e cerca de 1.200 municípios. Agora, porém, aplica-se a todos os 26 estados, o Distrito Federal e os 5.570 municípios.

Durante o feriado, diversos eventos acontecem em Salvador, cidade mais negra fora do continente africano. O Museu Nacional de Cultura Afro-Brasileira (Muncab) conta com uma exposição que celebra a ancestralidade e as heranças em comum entre os Estados Unidos e o Brasil. “Ancestral: Afro-Américas” reúne cerca de 160 obras feitas por artistas negros brasileiros e norte-americanos. Os ingressos estão disponíveis no Sympla e continuam até o dia 1 de fevereiro, das 10h às 17h. 

No final de semana, a comunidade de Sussuarana volta a receber, no próximo domingo (23), a XXIII Caminhada da Consciência Negra, marcada por atividades culturais, ações solidárias e apresentações musicais gratuitas. A concentração está prevista para as 9h30, na Unidade de Saúde da Família Raimundo Agripino, em Sussuarana Velha. De lá, o cortejo segue até o final de linha da Sussuarana Nova, em mais uma edição dedicada à celebração, à memória e à resistência do povo negro da comunidade.

Léo Santana

Comemorando duas décadas de carreira, o cantor Léo Santana afirmou estar “completamente realizado” com a sua trajetória. Durante coletiva realizada nesta quarta-feira (19), o músico refletiu sobre seus planos para o futuro e sua avaliação sobre o passado: Dos vocais da banda Pegada de Gueto, com 16 anos, passando pelo Parangolé e, então, a carreira solo: Leo Santana conta que, mesmo diante desta trajetória, permanece “insaciável”. “Sou incansável e sempre digo isso de forma lúdica, mas muito sério o que faço – porque amo trabalhar, criar projetos, estar na estrada, no estúdio, no palco”, destaca.

Léo ainda Leo Santana recebeu o Prêmio da Igualdade Racial – Categoria Nelson Mandela, principal honraria concedida pela Frente Nacional de Negros e Negras (FNN). A entrega ocorre no mês da Consciência Negra, data que marca a memória de Zumbi dos Palmares e reforça o debate sobre racismo e desigualdade no Brasil.

O trânsito no Comércio será alterado devido ao show de Léo Santana. Foto: Divulgação

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.