Leo Santana recebe prêmio e fala sobre racismo: 'Vão ter que me engolir'
Leo Santana recebeu, nesta quarta-feira (19), o Prêmio da Igualdade Racial – Categoria Nelson Mandela, principal honraria concedida pela Frente Nacional de Negros e Negras
Por, Juana Castro e Bruna Castelo Branco.
Leo Santana recebeu, nesta quarta-feira (19), o Prêmio da Igualdade Racial – Categoria Nelson Mandela, principal honraria concedida pela Frente Nacional de Negros e Negras (FNN). A entrega ocorre no mês da Consciência Negra, data que marca a memória de Zumbi dos Palmares e reforça o debate sobre racismo e desigualdade no Brasil.
+ Leo Santana celebra 20 anos de carreira: 'Sonho de um moleque da comunidade'

Ao receber a honraria, o cantor baiano, que irá celebrar os 20 anos de carreira com um show gratuito em Salvador nesta quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra, disse que, apesar de todo o sucesso, ainda sente que não consegue chegar a "certos lugares" devido ao racismo:
"É muito difícil, ainda assim, alcançar certos lugares. E a gente começa a pensar: 'Por que a gente não está ali?'. 'Por que isso não está acontecendo com a gente?'. Ao longo desses 20 anos de carreira, a gente tem feito um trabalho de forma muito especial, em todos os sentidos: como homem, como artista, e como representante da música preta baiana no Brasil. E, ainda assim, existem lugares que a gente não consegue invadir por causa desse detalhe, o gênero musical, o Léo Santana ser preto. Mas, ao mesmo tempo, eu fico assim: 'Cara, vocês vão ter que me aturar, vocês vão ter que me engolir'. Eu venho provando, degrau por degrau, o quanto mereço estar vivendo isso. É uma luta que não acaba nunca. Então, obrigado".
Segundo a FNN, o cantor está sendo reconhecido “pelos serviços prestados à população negra” e pelo impacto positivo de sua trajetória na autoestima e na representatividade de jovens brasileiros. A entidade afirma que o artista se tornou “um vetor de inspiração” e uma figura relevante na luta pela igualdade racial.
Show de 20 anos de carreira
Leo Santana escolheu o Dia da Consciência Negra e de Zumbi dos Palmares, celebrado nesta quinta-feira (20), para comemorar as duas décadas de carreira com um show gratuito em Salvador. A apresentação, que integra a programação do Novembro Salvador Capital Afro, começa às 15h na Praça Maria Felipa, no Comércio.
Durante o evento, será gravado o audiovisual “Leo Santana – DNA de Gigante”, que contará com superestrutura de palco, cenografia especial, painéis de LED, iluminação avançada, corpo de baile e um repertório que revisita sucessos do cantor. O público também terá acesso a músicas inéditas e a momentos marcantes da trajetória do artista.

Leo Santana afirmou que o projeto celebra sua trajetória pessoal e profissional. “Esse projeto é muito especial, porque retrata um pouco da minha trajetória: o menino do Subúrbio Ferroviário de Salvador que tinha o sonho de cantar e, com muita fé em Deus, luta, trabalho e dedicação, ao lado de pessoas incríveis e da minha família, enfrentou dificuldades, superou barreiras e viveu muitas bênçãos. Realizei muitos sonhos e sigo evoluindo, amadurecendo pessoal e musicalmente. Trabalho todos os dias para levar, através da música, alegria, cura e entretenimento para o povo nos quatro cantos do mundo", declarou.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).