Caminhada da Consciência Negra em Sussuarana terá shows gratuitos do Ilê Aiyê

Sussuarana volta a receber, no próximo domingo, a XXIII Caminhada da Consciência Negra com shows gratuitos do Ilê Aiyê

Por Bruna Castelo Branco.

A comunidade de Sussuarana volta a receber, no próximo domingo (23), a XXIII Caminhada da Consciência Negra, marcada por atividades culturais, ações solidárias e apresentações musicais gratuitas. A concentração está prevista para as 9h30, na Unidade de Saúde da Família Raimundo Agripino, em Sussuarana Velha. De lá, o cortejo segue até o final de linha da Sussuarana Nova, em mais uma edição dedicada à celebração, à memória e à resistência do povo negro da comunidade.

Ao final do percurso, haverá feijoada comunitária organizada pela Igreja Nossa Senhora Aparecida, vendida por R$ 20 no final de linha do bairro. A partir das 13h30, em frente ao Colégio Ruth Pacheco, o público será recebido com duas apresentações musicais: o samba de Mavan e, em seguida, o bloco afro Ilê Aiyê, que encerra a programação com a força da cultura negra da Bahia.

Sussuarana volta a receber, no próximo domingo, a XXIII Caminhada da Consciência Negra com shows gratuitos do Ilê Aiyê. | Foto: Divulgação

O tema deste ano, “Aquilombar-se”, propõe o fortalecimento dos laços comunitários e o reconhecimento da presença negra como gesto político e cultural. Segundo o texto de divulgação, trata-se de um chamado à “construção coletiva, à proteção e à reafirmação da identidade negra em movimento”, reforçando a importância da comunidade como símbolo de resistência.

A concentração está prevista para as 9h30, na Unidade de Saúde da Família Raimundo Agripino, em Sussuarana Velha. | Foto: Divulgação

Além do cortejo, a caminhada contará com ações culturais e solidárias. As camisas oficiais poderão ser adquiridas mediante troca por 2 kg de alimento não perecível ou R$ 10, no CENPAH, na Rua Albino Fernandes, 59C, Novo Horizonte/Sussuarana. Os alimentos arrecadados serão transformados em cestas básicas destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade social da própria comunidade.

Além do cortejo, a caminhada contará com ações culturais e solidárias. | Foto: Divulgação

A XXIII Caminhada da Consciência Negra integra o Novembro das Artes Negras, iniciativa da Fundação Cultural da Bahia (Funceb) — vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) — e conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc Bahia (PNAB Bahia), direcionada pelo Ministério da Cultura.

O evento é organizado pelo Coletivo Negritude Sussuarana, Centro de Direitos Humanos Franco Pellegrini (Cedhu) e Funceb, e integra a 8ª edição do Novembro das Artes Negras.

Serviço

XXIII Caminhada da Consciência Negra em Sussuarana
Quando: 23 de novembro (domingo), às 9h30
Onde: USF Raimundo Agripino, Sussuarana Velha
Entrada: gratuita

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.